No semestre 2025.1 os discentes do curso de Jornalismo terão a opção de cursar disciplinas em outras Unidades da UFJF. A seguir estão detalhadas as oportunidades:
Faculdade de Turismo
EXT044 Tópicos de extensão e turismo: projetos extensionistas – Turma B
Tema: Paisagens literárias de Juiz de Fora, a partir da obra ‘Idade do Serrote’, de Murilo Mendes
Professores: Dr. Guilherme Malta e Dr. Humberto Fois
Objetivo: será a geração de faixas de audioguias direcionados à visitação dos locais mencionados pelo autor juizforano na sua obra em questão. Para tal, contamos com a parceria do MAMM – Museu de Artes Murilo Mendes – para a execução da proposta.
Segundas, das 14h às 18h; e ocorrerão tanto no prédio do ICH quanto no MAMM e em visita técnica nos marcos territoriais do centro de Juiz de Fora narrados por Murilo Mendes.
Faculdade de Cinema
ART495 Tópicos em Cinema e Audiovisual I – Turma B
Tema: Cinema e Dança
Professora: Dra. Ana Maria de São José
Segundas, das 14 às 18 horas, na sala H04, antiga 210.
Ementa: Abordagem geral das diferentes re(a)presentações da dança no cinema. A dança e o cinema musical nacional e internacional. Apresentar reflexões sobre a presença da dança no cinema e em produções audiovisuais, enfatizando o corpo em movimento, a partir de uma abordagem histórica, estética e social desde os primórdios até a atualidade. A estética do cinema e a expressão dramática das danças.
ART495 Tópicos em Cinema e Audiovisual I – Turma A
Professora: Mestranda Mel Gracco
Terças, das 18:00 às 22:00, sala H04, antiga 210.
Ementa: Esse curso propõe-se a sintetizar algumas das principais discussões acerca da pulsão escópica no cinema e diálogos com demais formas de representação artística e cultural no ocidente, a fim de culminar em estudos acerca dos limites representacionais no cinema. Desse modo, será abordado um breve parâmetro histórico dos regimes de olhar no cinema e a teorização desses através dos estudos feministas. Além disso, serão analisadas diferentes estéticas cinematográficas pós-modernas que estimulam o pensamento sobre os limiares representativos, refletindo sobre o exagero e o esvaziamento, com ênfase nos gêneros do corpo, no cinema erótico e pornográfico.
ART496 Tópicos em Cinema e Audiovisual II – Turma A
Tema: O desenho animado em retrospectiva e perspectiva
Professor: Dr. Rogério Terra Junior
Ementa: Estudo da utilização histórica do desenho manual no cinema de animação, especialmente em seus aspectos autorais e experimentais. Abordagem da transição entre a tecnologia analógica do lápis, papel e tinta, para a tecnologia dos instrumentos e aplicativos de digitalização e tratamento de imagens geradas a partir de traço manual. Avaliação das possibilidades futuras do trabalho com desenho no cinema de animação. Proposta de realização de um pequeno desenho animado com traço, técnica e estética pessoais.
ART497 Tópicos em Cinema e Audiovisual III – Turma A
Tema: Animações digitais em videogames
Professor: Dr. Luis Antonio Dourado Junior
Ementa: Esta disciplina explora a arte e a tecnologia dos gráficos de videogame, desde os “fliperamas” nos anos 1970 até a quinta geração consoles domésticos de 32 bits – Sony Playstation, Nintendo 64 e Sega Saturno. Por meio de aulas expositivas, serão inicialmente analisadas as características e tecnologias empregadas nos “attract modes” e “cutscenes” de jogos eletrônicos. Posteriormente, os elementos identificados nessa primeira fase fundamentarão a criação de sequências narrativas lineares renderizadas em tempo real. Para o desenvolvimento do curso, serão abordados conceitos sobre a criação de gráficos bidimensionais (Krita) e tridimensionais (Blender) de baixa complexidade, animação interativa e fundamentos de motor de jogos (Godot Engine).
ART498 Tópicos em Cinema e Audiovisual IV
Tema: Mostras e festivais de cinema
Professora: Doutoranda Ms. Rafaella Pereira de Lima
Ementa: A disciplina apresenta o campo de estudos dos festivais e mostras de cinema por meio das diferentes abordagens teórico-metodológicas, assim como da multiplicidade de formatos, espaços e temporalidades que os envolvem. Seu objetivo é contribuir para um estímulo à investigação desses eventos, assim como aproximar os estudantes dos principais aspectos relacionados à realização e participação em festivais, tais como: a curadoria, a recepção dos filmes pelo público, as formas de financiamento e acesso pelos participantes, o vínculo que estabelecem com instituições de ensino de educação básica e superior e ainda, qual a relação que estabelecem com o fazer cinematográfico.
ATENÇÃO: todas as salas ainda podem sofrer alterações.