FACOM faz SEMANA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Do dia 04 a 8 de Abril acontece o PLANEJAMENTO ACADÊMICO-PEDAGÓGICO 2016. Será uma semana de muito trabalho, análises, discussões e organização do trabalho didático-pedagógico. A semana começará com uma reunião conjunta do Conselho de Unidade e Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Jornalismo e segue com reuniões da Congregação. Os docentes também realizarão atividades pedagógicas em seus Departamentos para o planejamento de atividades comuns e interdisciplinares.

O Planejamento acadêmico-pedagógico é um momento importante para a reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e tudo aquilo que o sustenta. Temos, diante de nós, o desafio de refletir nossa prática que se orienta para a realização desse processo. As metodologias de ensino, os processos avaliativos, e outros temas, ganham sentido, se considerados no contexto do projeto pedagógico, cujo fim último, é a formação dos nossos estudantes. Formação essa que requer o desenvolvimento de conhecimentos, competências, habilidades e atitudes.

Planejamento é o momento de compartilhamento das experiências já vivenciadas em sala de aula na busca da superação das dificuldades encontradas visando, sempre, os objetivos mais amplos do curso e da faculdade. É portanto, o momento de análise, da crítica, da autocrítica, mas também, da proposição de ações que contribuam efetivamente para a consolidação do projeto pedagógico do curso. O Planejamento deve estar voltado para o perfil dos egressos, para o tipo de profissional que pretendemos formar . Sendo assim, toda proposta de ação acadêmica deve estar fundamentada no tipo de contribuição dessa ação para a formação de um profissional capaz de responder às demandas sociais com ética, conhecimento e profissionalismo.

Além disso, os docentes encontram, no momento do planejamento, a ocasião para também discutir seus planos de ensino da disciplinas, considerando a sua importância no currículo e na formação desses estudantes. O docente vive um processo de inquietação permanente em relação ao ensino. Surgem, então, indagações sobre as metodologias de ensino, o emprego de meios tecnológicos e de atividades práticas, para despertar o processo de aprendizagem nos estudantes. Muitos docentes já desenvolvem práticas inovadoras e têm colhido resultados interessantes em relação à aprendizagem. Compartilhar essas experiências é um desejo de todos, nesse momento.

Vale destacar, o esforço diário em sala de aula, para o desenvolvimento de um ensino de qualidade. Sabemos que aí se coloca o desafio de motivação do aluno para assumir sua responsabilidade na aprendizagem. Promover esse comprometimento no estudante deve ser a preocupação de todos nós, pois, sem ele, as metodologias, as novas tecnologias, e outras ações revelam-se inócuas. Em razão disso, o planejamento pedagógico também é a hora para a Faculdade, e seus docentes, desenvolverem projetos voltados a ampliar o envolvimento acadêmico discente, no contexto do ensino superior e do projeto de formação.

Por fim, todos nós temos o mesmo desafio, que é a formação de um estudante que venha a ser um profissional, não só competente, mas que entenda as complexas questões sociais, culturais e econômicas do mundo contemporâneo, e se comprometa a pensar soluções para as mesmas.