O Colégio de Aplicação João XXIII recebeu entre os dias 19 e 23 de fevereiro alunos da escola Mariagerfjord Gymnasium. O projeto de intercâmbio firmado entre as duas instituições visa a ampliação de aprendizagens e vivências em relação a outros idiomas e culturas. 

Este ano sete estudantes e o professor, Christian Moeller Larsen, vieram ao Brasil. O impacto das interações com os alunos dos anos iniciais do Ensino Médio foi acentuado.  Nas apresentações dos estudantes dinamarqueses, houve um grande interesse dos brasileiros por questões culturais, históricas e geográficas, explica a professora Bruna Quartarolo. “O que mais se evidenciou foi o esforço de nossos discentes para estabelecer comunicação com os intercambistas. Isto gerou uma consciência do quanto eles já dominam certas estruturas da língua inglesa e a necessidade da continuidade dos estudos do idioma!”, destaca. 

De acordo com o professor Marco Aurélio Mendes, coordenador do Ensino Médio no João XXIII, muitos estudantes manifestaram a evolução no entendimento do idioma inglês, devido ao maior tempo de exposição à língua.  “Com a interação com os estudantes dinamarqueses no dia a dia, inevitavelmente a timidez vai passando e a comunicação acontece, de maneira mais natural. Esse é um processo muito legal, pois mostra que todos podem aprender uma língua estrangeira, bem como a importância de saber se comunicar em inglês para a interação no mundo hoje”, afirma. 

Durante a semana, os estudantes dinamarqueses participaram de uma intensa programação, incluindo visita ao Jardim Botânico, aulas de capoeira e atividades em sala de aula. Hjalte Koldsø, aluna do terceiro ano, já pensa em retornar ao Brasil outras vezes. “Eu levo daqui a lembrança da felicidade das pessoas e a cultura com a qual tivemos contato”. Cecile Poulsen diz que realmente adorou a experiência. “As pessoas são agradáveis e acolhedoras, a comida é deliciosa e a natureza exuberante”.  

Laura Sant’Ana, aluna do 3° ano B, teve a oportunidade de acompanhar os alunos e ajudar na tradução. “Eu não acreditava que tinha essa capacidade de conhecer uma pessoa conversando totalmente em outro idioma, aprendi que o inglês abre muitas portas pra você, por isso ter o inglês no currículo pode ser crucial,” conclui. 

Para os alunos do João e famílias que receberam os intercambistas a experiência já se reflete nos depoimentos e reflexos positivos que todos fazem questão de destacar. Sofia, aluna do 3º ano gostaria que todos tivessem a mesma oportunidade. “Viver esse momento foi essencial na vida acadêmica e fora dela, o contato com uma cultura diferente da nossa permite adquirir conhecimento e principalmente treinar meu inglês. O contato com pessoas de outro país amplia nossa visão sobre a realidade em outros lugares, além de aumentar nossa visão de mundo profissional e social”, conclui.  

É o mesmo sentimento de Ebbe Leif Lang  Andersen, aluna do terceiro ano da escola dinamarquesa. “Quando eu voltar para a Dinamarca, certamente, levarei comigo essa atitude aberta e acolhedora das pessoas com as quais convivi. O anel de compromisso entre namorados é uma ideia muita romântica que eu devo usar”.