Assim como as cooperações nacionais, a cooperação internacional acontece por meio dos encontros humanos. Pesquisadores, técnicos e discentes interagindo entre colegas com interesses mútuos nos espaços de convivência e estabelecendo relações que podem ser pontuais ou vir a se profissionalizar de uma forma orgânica.
À medida que a parceria evolui, ela passa a envolver mais pessoas e também recursos, assim como compromissos e obrigações assumidos por todas as partes. A partir deste momento, pode ser necessário estabelecer um marco formal de cooperação, no qual ficam registrados os termos em que essa se desenvolverá.
Pode também se fazer necessária a formalização para um fim específico e por um prazo definido, como por exemplo, para participar de um edital de fomento com submissão conjunta, ou mesmo para registrar o início de uma relação formal cujos pormenores serão detalhados segundo a demanda por meio de instrumentos jurídicos negociados posteriormente. Outros exemplos de atividades que podem requerer a assinatura de um instrumento formal de cooperação são ações de mobilidade docente, discente ou técnicos-administrativa, bem como a adesão a redes de cooperação internacional.
O Núcleo de Acordos da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF é responsável pela formalização dessas parcerias acadêmicas internacionais com instituições congêneres por meio da negociação e assinatura de cartas, memorandos, acordos, dentre outras espécies, possibilitando o aprofundamento e complexificação das atividades de internacionalização nos eixos finalísticos da UFJF: ensino, pesquisa, extensão e cultura. Para tanto, a equipe conta com profissionais e instrumentos jurídicos diversos que permitem atender às especificidades de cada ação de cooperação internacional.
Se ainda houver dúvidas sobre a necessidade de formalização de sua parceria, sinta-se à vontade para nos contatar:
E-mail: international.office@ufjf.br
direcao.dri@ufjf.br