Cátedra Sérgio Vieira de Mello

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é um projeto conjunto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) com universidades brasileiras que desenvolvem atividades acadêmicas sobre, para e com pessoas em situação de refúgio, desde 2003. Em âmbito global, o Pacto Global sobre Refugiados, firmado por 181 países em dezembro de 2018, inclui as universidades como atores estratégicos na proteção internacional às pessoas refugiadas. As Cátedras têm oferecido um valioso apoio ao processo de integração local, com ações distribuídas nas quatro vertentes: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

Em dezembro de 2021 foi firmado o termo de parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e o  Acnur para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFJF, por meio da Diretoria de Relações Internacionais.

Acesse aqui o site da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFJF.