O acordo de Dupla Titulação permite a outorga de diplomas por duas instituições para um mesmo programa, normalmente de graduação. Exige-se o cumprimento dos requisitos especificados no acordo, os quais necessitam de grande detalhamento dos critérios de elegibilidade e requisitos para a obtenção do diploma. Elimina a necessidade de validação dos diplomas, uma vez que há emissão de um diploma em cada país envolvido no acordo.
Sua tramitação é bem mais demorada, pois precisa de manifestação favorável da unidade acadêmica envolvida e também da Administração superior, mas em contrapartida, seu período de vigência pode ser maior que o dos demais instrumentos.
Modelo Dupla Diplomação 1+1 Português
Modelo Dupla Diplomação 1+1 Inglês
Modelo Dupla Diplomação 2+2 Português
Modelo Dupla Diplomação 2+2 Inglês
Já o acordo de Cotutela refere-se especificamente a um acordo de dupla diplomação para programas de pós-graduação, geralmente doutorado. Este tipo de acordo pode ser fechado (para uma tese ou uma dissertação específica) ou aberto (para qualquer aluno de um programa de pós-graduação específico que deseje concluir o curso nessa modalidade). A cada aluno interessado nessa modalidade será adicionado um adendo ao acordo aberto, que regulamenta os termos gerais da cotutela, especificando os pormenores de sua tese ou dissertação.
Tal acordo permite que um estudante realize sua dissertação ou sua tese sob a orientação de dois orientadores, um de cada instituição parceira, previamente apontados pelo estudante, que possuam afinidade acadêmica entre si. Os parâmetros acadêmicos (título da pesquisa, composição da banca, idioma de redação e de defesa, dentre outros) devem ser pactuados antes do estabelecimento do acordo de Cotutela, por meio de diálogo entre os orientadores e o mestrando/doutorando.
Embora essa característica torne o Acordo de Cotutela um instrumento relativamente complexo, ela também elimina todos os entraves relacionados ao reconhecimento de títulos, facilitando o exercício dos direitos decorrentes do grau obtido nos dois países envolvidos nesses acordos. Por essa razão, essas propostas geralmente surgem de parcerias consolidadas, na qual existe uma sólida relação de confiança entre os orientadores e as instituições envolvidas.
Ambos acordos possuem capacidade de gerar parcerias de alto impacto internacional, promovendo grande reconhecimento nos rankings internacionais, publicações internacionais em idiomas estrangeiros e, consequentemente, o acesso a linhas de fomento internacionais.