Fechar menu lateral

Alemanha abre inscrições para intercâmbio de pesquisa pelo programa GROW (DAAD)

O Global Research Opportunities for the South (GROW), por meio da agência do governo alemão de intercâmbio acadêmico, o DAAD, abriu inscrições para oportunidades de bolsas de desenvolvimento científico na Alemanha. O prazo para candidaturas encerra-se em 30 de abril de 2026. A iniciativa é voltada para doutorandos, pós-doutorandos, docentes e pesquisadores experientes vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, visando ao fortalecimento e cooperação científica com o Sul Global. 

O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, incentivando projetos que contribuam concretamente para desafios globais em áreas como saúde, educação, clima e governança. Entre os benefícios previstos, estão bolsa mensal no valor de 1.400 euros para doutorandos e pós-doutorandos ou 2.000 a 2.150 euros para professores; seguro-saúde; e subsídio fixo para despesas de viagem.

 

Dentre as modalidades ofertadas estão: 

Viagens para estabelecimento de contatos e cooperação

Duração: 1 a 2 meses

Foco: financiamento de estadias em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa na Alemanha para fomentar a identificação de temas de pesquisa conjunta; estruturação de projetos de cooperação; e desenvolvimento de redes científicas e ideias de publicação.

Estadias de pesquisa

Duração: 2 a 6 meses

Foco: realização de projetos individuais de pesquisa em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa na Alemanha, com clara proposta de transferência de conhecimento e aplicação de resultados no país de origem.

 

Todos os detalhes e o edital estão disponíveis no site do DAAD Brasil.