A Universidade de Valladolid (UVa), na Espanha, lançou a Convocatória de bolsas de mestrado para o período acadêmico de 2026-2027. O programa disponibiliza 25 vagas destinadas a graduados e docentes de universidades da Ibero-América e Ásia. O Brasil é um país prioritário nesta convocatória.
O auxílio financeiro possui o valor máximo de 10.000 euros. O pacote de benefícios se destina a cobrir 80% das taxas acadêmicas de matrícula (para 60 créditos), ajuda de custo mensal de 750 euros para alojamento e manutenção por até nove meses, além de seguro saúde e passagens aéreas de ida e volta, com limite de 1.200 euros.
Elegibilidade e Requisitos
Podem concorrer professores vinculados a universidades parceiras do programa Erasmus+ ou com convênios internacionais vigentes com a UVa nos últimos cinco anos. Também são elegíveis graduados que possuam nacionalidade e residência em países das regiões contempladas. Candidatos que já cursaram mestrado em território espanhol ou que residiram na Espanha por mais de 12 meses nos últimos três anos não podem participar.
Entre os requisitos acadêmicos, é obrigatório possuir uma nota média mínima de 7 pontos (na escala espanhola de 0 a 10) no histórico da graduação.
Inscrições
O prazo para submissão das candidaturas encerra-se às 11h (horário da Espanha) do dia 26 de fevereiro de 2026. As candidaturas devem ser submetidas por meio da plataforma do Programa. Os interessados devem anexar documentos como passaporte, histórico escolar, diploma e duas cartas de recomendação.
Um compromisso central do programa é o retorno obrigatório do bolsista ao seu país de origem após a conclusão dos estudos. Para os professores selecionados, a universidade de origem deve garantir a reserva do posto de trabalho durante o período letivo.
O e-mail para consultas é programa.iberoamerica-asia@uva.es
Veja todas as informações na Convocatoria Master Valladolid lançada pela Universidade de Valladolid.