Até 15 de julho é possível candidatar-se a uma das bolsas de estudos fornecidas pelas Fundação Ernesto Illy, que oferece um auxílio financeiro a um limitado número de candidatos, de países diferentes, para cobrir custos totais ou parciais para frequentar o programa de mestrado em 2024.
O International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy é voltado para jovens com diploma de bacharel ou equivalente nas áreas científico-tecnológica e humanística-social e oferece treinamento abrangente sobre a cultura do café, da planta à xícara, sobre o valor social do consumo de café, e sobre a cultura de países produtores de café, como o Brasil.
A edição 2023 recebeu dezenove alunos de quinze países diferentes: Brasil, Colômbia, China, Equador, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Moçambique, Nicarágua, Ruanda, Estados Unidos, Tanzânia e Uganda.
Os cursos acontecem de janeiro a dezembro e são ministrados em modo misto (parte online e parte presencial). Na fase online, as aulas acontecem ao longo da semana e se desenvolvem em sessões de duração variável e com calendarização adequada para permitir a presença, mesmo à distância, de participantes de todos os continentes.
Na fase presencial, que acontece em Trieste (Itália), as aulas são organizadas para permitir também a realização de atividades curriculares, como workshops, projetos, seminários, etc.
Além da Fondazione Ernesto Illy, os parceiros apoiadores do Mestrado incluem a Universidade de Trieste, a Universidade de Udine, a Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) em Trieste, o Trieste Area Science Park e a illycaffè.
Mais uma vez, como tem acontecido anualmente desde o primeiro Mestrado em 2010, a Fondazione Friuli financia bolsas de estudos, uma forma significativa de incentivar os jovens locais das províncias de Udine e Pordenone, enquanto a Fondazione Ernesto Illy fornece ajuda financeira total e parcial para jovens merecedores graduados vindos de países produtores de café.
O programa de mestrado é dirigido por uma equipe composta pelo Prof. Giorgio Valentinuz da Universidade de Trieste, Prof. Marco Zancani da Universidade de Udine e Furio Suggi Liverani da Fondazione Ernesto Illy.
O Mestrado em Ciência e Economia do Café Ernesto Illy, único do gênero no mundo, confirma a posição de Trieste como um centro global da cultura do café. Os 59 membros do corpo docente do programa vêm da Universidade de Trieste, Universidade de Udine, illycaffè e Università del Caffè, Organização Internacional do Café, Universidade de Copenhague, Cirad, Unipd, Universidade Northen Colorado, Coffeelab Índia, Demus, Universidade Drexel, RD2 Vision, Centro Euro-Mediterraneo sui Cambiamenti Climatici, VUNA Origin Consulting, MIB Trieste School of Management, Quin, e Kedge Business School.
Com o final do programa deste ano, cerca de 249 pessoas de 25 países diferentes terão obtido um Mestrado em Ciência e Economia do Café.
Para informações adicionais sobre o curso: https://fondazionernestoilly.org/en/activities/educational-projects/master-in-coffee-economics-and-science/
O período para se candidatar ao auxílio financeiro oferecido pela Fondazione Ernesto Illy a estudantes beneficiados de países produtores vai até 15 de julho. Os interessados podem enviar currículo vitae (formato Europass – com foto) e carta de motivação em Inglês para: master@fondazioneilly.org.
Observação: esta se trata apenas de uma divulgação feita pela DRI, não sendo a UFJF responsável pela seleção nem pelo programa. Em casos de dúvidas de qualquer natureza, entrar em contato diretamente com os promotores da bolsa em questão. As formas de contato encontram-se na aba “contact us” do link acima.