Mapa da Região: Pedro Henrique Valle

O Mapa da Região é uma ação do INOVAGames que busca mapear toda a comunidade e projetos de desenvolvimento de jogos da Região da Zona da Mata. Conhece alguém que deveria estar por aqui? Manda pra gente!

Você poderia fazer uma breve apresentação e/ou compartilhar um pouco sobre sua formação?

Eu sou natural do interior de Goiás, mais precisamente de uma cidade chamada Jaupaci, que conta com aproximadamente 3 mil habitantes. Realizei minha graduação em Ciência da Computação na UFG e posteriormente me mudei para São Carlos/SP para cursar mestrado e doutorado. Durante minha formação acadêmica, dediquei-me ao desenvolvimento e à avaliação de jogos educacionais para o ensino de Computação. Após concluir o doutorado, em janeiro de 2022, mudei-me para Juiz de Fora para assumir o cargo de professor no Departamento de Ciência da Computação da UFJF.

Como você descreve brevemente a sua atuação no mundo dos jogos e quais os projetos em que você está atualmente envolvido e pode/gostaria de compartilhar?

Eu sempre trabalhei com jogos no contexto educacional. Especificamente, comecei a me envolver com essa temática durante minha graduação, tanto na iniciação científica quanto no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Naquela época, minha pesquisa envolvia a análise de métodos para avaliar a qualidade desses jogos antes de sua implementação na sala de aula. Durante o mestrado, concentrei-me em desenvolver jogos para ensinar conceitos de teste de software e programação. Agora, como professor, tenho dedicado esforços ao uso de jogos como ferramenta de apoio ao ensino de Computação. Atualmente, ocupo o cargo de um dos professores organizadores do INOVAGames na UFJF, cujo objetivo é mapear as iniciativas relacionadas a jogos em Juiz de Fora e região.

Quais são os maiores desafios que você enfrentou em sua história relacionada a jogos?

Os jogos aplicados no contexto educacional enfrentam diversos desafios, principalmente no que diz respeito à sua sustentabilidade. Muitos dos jogos educacionais disponíveis não têm sido efetivamente utilizados na prática, e isso se deve a uma série de motivos, tais como: i) falta de divulgação do jogo; ii) baixo nível de ludicidade dos jogos; iii) links de acesso quebrados; iv) falta de planejamento durante o desenvolvimento desses jogos. Portanto, um dos maiores desafios que enfrento é propor jogos que despertem interesse e sejam efetivamente utilizados pelos alunos nas escolas.

Quais são as recompensas mais gratificantes que você encontrou ao trabalhar nesse campo?

Principalmente a formação de estudantes na área de jogos, despertando seus interesses no uso e desenvolvimento dessas ferramentas para apoiar o ensino de conteúdos educacionais. Também destaco os resultados publicados em congressos e revistas científicas, bem como a sua apresentação. Em particular, destaco a recompensa de apresentar um jogo que desenvolvi em uma das mais importantes conferências na área de Educação em Computação nos Estados Unidos.

Se você estivesse começando agora, qual conselho você gostaria de ter recebido e quais habilidades você considera importantes?

A primeira delas seria participar de formações relacionadas a habilidades técnicas, como programação, game design e narrativas. Além disso, a criação de projetos pessoais para praticar os conhecimentos adquiridos nas formações e, principalmente, participar de eventos relacionados ao desenvolvimento de jogos para expandir o networking.

Além dos jogos, quais são seus outros hobbies e interesses e/ou existe alguma história curiosa ou engraçada que você gostaria de compartilhar?

Um dos meus principais hobbies é assistir a filmes e séries, principalmente aqueles relacionados à animação. Também gosto muito de praticar atividades físicas, especialmente corridas de rua e frequentar a academia. Além disso, viajar e conhecer novos lugares, assim como degustar bolos doces, são exemplos de hobbies que me deixam feliz.

Como você vê o papel dos jogos no contexto social e cultural?

Hoje em dia, os jogos desempenham um papel muito importante no contexto social e cultural, influenciando diferentes dimensões da sociedade. Como exemplo, podemos citar que os jogos podem refletir os valores, crenças e narrativas culturais. Além disso, podem facilitar a interação social entre os jogadores e, principalmente, podem ser utilizados como ferramentas educacionais para apoiar o ensino/treinamento de conteúdos educacionais.

E na sua região? Como você vê o desenvolvimento e trabalhos relacionados a jogos? Em pontos positivos e pontos que gostaria que melhorassem.

Eu ainda conheço muito pouco sobre o mercado de jogos em Juiz de Fora. Nestes pouco mais de 2 anos morando aqui, conheço poucas pessoas envolvidas nessa área. Acredito que um evento com os principais interessados nesse tema poderia facilitar a formação de networking nessa área.