Mapa da Região: Marcelo Caniato

O Mapa da Região é uma ação do INOVAGames que busca mapear toda a comunidade e projetos de desenvolvimento de jogos da Região da Zona da Mata. Conhece alguém que deveria estar por aqui? Manda pra gente!

Você poderia fazer uma breve apresentação e/ou compartilhar um pouco sobre sua formação?

Sou graduado em Ciência da Computação pela UFJF, com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, atuando na área de Computação Gráfica. Durante os anos de formação, trabalhei especificamente com simulação e animação física, focando em simulação de fluidos no mestrado/doutorado.

Como você descreve brevemente a sua atuação no mundo dos jogos e quais os projetos em que você está atualmente envolvido e pode/gostaria de compartilhar?

Minha atuação atualmente é estritamente acadêmica. Leciono uma disciplina de desenvolvimento de jogos na Universidade Federal de Juiz de Fora, além de orientar alunos em trabalhos ligados à área de jogos. Atualmente atuo em colaboração com outros dois professores do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, os Profs. Igor Knop e Pedro Dias, no projeto de extensão INOVAGames. Também oriento alunos de graduação no desenvolvimento de trabalhos envolvendo geração procedural de conteúdo em jogos e a aplicação de jogos como ferramenta de apoio ao ensino.

Quais são os maiores desafios que você enfrentou em sua história relacionada a jogos?

Na minha época de aluno de graduação, entre 2003 e 2007, não havia a profusão de ferramentas de desenvolvimento que há hoje, assim como não havia projetos de pesquisa na instituição voltados para jogos. Apesar de os jogos terem sido a principal motivação para o meu ingresso na ciência da computação, não consegui trabalhar com isso na ocasião. Só vim a me envolver diretamente com a área muitos anos depois.

Quais são as recompensas mais gratificantes que você encontrou ao trabalhar nesse campo?

Acredito que a satisfação mesmo de trabalhar com um tema que sempre me interessou e ver outros alunos, orientados ou não, tendo a oportunidade de se envolver com a área durante a graduação.

Se você estivesse começando agora, qual conselho você gostaria de ter recebido e quais habilidades você considera importantes?

Acredito que o melhor conselho seria começar de qualquer forma, mesmo que de forma muito simples. Como eu disse na outra pergunta, na minha época de estudante não havia as facilidades que existem hoje para desenvolvimento de jogos. Ainda assim, eu poderia ter começado já na época. Acho que não deixar se intimidar pela complexidade de se desenvolver um jogo (que, em muitos casos, é bem menor do que aquilo que se imagina) é um ponto importante.

Além dos jogos, quais são seus outros hobbies e interesses e/ou existe alguma história curiosa ou engraçada que você gostaria de compartilhar?

Gosto muito de ler e assistir filmes, e sou viciado em estudar línguas.

Como você vê o papel dos jogos no contexto social e cultural?

Os jogos são extremamente relevantes, e cada vez mais sendo reconhecidos por isso. Os jogos já estiveram sujeitos a muitos estigmas sociais (e isso ainda existe em certa medida), mas há hoje uma resistência muito menor das pessoas em geral aos jogos, tanto no seu uso de forma recreativa quanto em outros contextos considerados “sérios”. Um exemplo é a popularização dos e-sports, que, assim como outras práticas esportivas, pode ser mais uma forma de inserção no mercado de trabalho e ascensão social para jovens. Além disso, de maneira geral, um jogo permite que o jogador vivencie uma situação com um grau de imersão que normalmente não é possível em outras mídias, o que pode facilitar a compreensão de diferentes realidades.

E na sua região? Como você vê o desenvolvimento e trabalhos relacionados a jogos? Em pontos positivos e pontos que gostaria que melhorassem.

Acho que ainda tem muito espaço para crescer, mas já há uma expressão muito maior do que havia anos atrás. Sei que há empresas reconhecidas de desenvolvimento de jogos de tabuleiro na cidade, embora eu não esteja exatamente familiarizado com elas, e há grupos de desenvolvedores que estão sempre participando de eventos de jogos na região. Em nível acadêmico, várias instituições da região vem criando iniciativas ou cursos voltados para a área.