Fechar menu lateral

Sobre o ICH

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é uma referência de competência e qualidade para toda a comunidade.

 

Sua estrutura é constituída por sete departamentos que abrigam oito cursos de graduação (Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Psicologia e Turismo), seis mestrados (Ciência da Religião, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Psicologia), quatro doutorados (Ciência da Religião, Ciências Sociais, História e Psicologia) e dois cursos de especialização (Ciência da Religião e Filosofia, Cultura e Sociedade).

 

Foi uma das primeiras unidades a se instalar no atual campus da UFJF e possui hoje o maior número de alunos da Universidade (cerca de 2.000 registrados – entre graduação e pós-graduação lato e estrito senso), contando com 94 professores em seu quadro. A qualificação dos docentes atinge 80% de professores doutores, 10% de mestres e outros 10% com o grau de especialista. No sentido de reforçar a capacidade do Instituto, colaboram ainda 17 professores adicionais, visitantes e substitutos, a maioria doutores.

 

Para consolidar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, os departamentos mantêm laboratórios em áreas como Geociências, Ciências Sociais e História, além de núcleos de pesquisa em Psicologia, Ciências Sociais, História, Ciência da Religião e Geociências. O departamento de Filosofia mantém o projeto Pensando Bem (abre em nova janela), desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação. Além desses, o ICH tem associado a sua estrutura o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) – vinculado diretamente ao departamento e curso de Psicologia – e a Estação Meteorológica (em convênio UFJF/INMET e coordenado a partir do departamento de Geociências). Abriga ainda o Centro de Pesquisas Sociais (CPS), órgão suplementar da UFJF (ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa), que realiza atividades de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Servidores do ICH que foram contemplados com a Medalha JK

A Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira foi instituída pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em novembro de 2003, através da Resolução No 23/2003 do Conselho Superior da
UFJF – CONSU e alterada através da Resolução no 69/2016, de 03 de novembro de 2016, para homenagear ex-alunos, docentes (ativos e inativos) e técnicos-administrativos em
educação (ativos e inativos) que se projetaram no cenário nacional ou que tenham prestado relevantes serviços para a Universidade Federal de Juiz de Fora.

Divulgamos, como forma de registro e homenagem, a lista dos contemplados no âmbito do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e do Instituto de Ciências Humanas (ICH), indicados pela Administração Superior e pelo ICH:

Márcio Antônio de Oliveira – 2003

Paulo Gabriel Godinho Delgado – 2004

Maria Andréa Loyola – 2004

Reginaldo Braga Arcuri – 2005

Ruth Maria Hargreaves Cardoso da Silva – 2005

Maria de Lourdes Abreu da Oliveira – 2008

José Passini – 2010

Maria Margarida Martins Salomão – 2010

Ricardo Bonfante – 2013

Padre Jaime Snoek – 2013

Valéria Trevizani Burla de Aguiar – 2017

Vanda Arantes do Vale – 2017

Lourdes Aparecida Gomes Leite – 2018

José Batista da Silva – 2018

Ignacio José Godinho Delgado – 2019

Marcelo Dulci (in memoriam) – 2019

Maria Fernanda Vieira Martins (in memoriam) – 2020

Zwinglio Mota Dias (in memoriam) – 2021