Nota do Conselho de Unidade do Instituto de Ciências Humanas (ICH) sobre a Minuta que altera o PISM

O Conselho de Unidade do Instituto de Ciências Humanas (ICH) vem, por meio desta nota, manifestar desacordo com o processo de discussão da Minuta que altera o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresentada ao Conselho de Graduação (CONGRAD) no dia 20 de março de 2023. Considerando a centralidade e a importância do PISM, defendemos que a sua reformulação seja objeto de uma discussão menos apressada e mais democrática, que estabeleça um diálogo amplo com a comunidade acadêmica e representantes da sociedade envolvidos no processo seletivo. Além de um formato mais inclusivo e menos acelerado do debate, o Instituto de Ciências Humanas considera fundamental que uma eventual reformulação do conteúdo programático do PISM não esvazie a área das humanidades, tendo em vista sua importância para a formação crítica e cidadã dos estudantes da educação básica. Para além de ser um programa de ingresso na UFJF, o PISM tem um impacto decisivo na indução dos conteúdos curriculares das escolas, sendo, por esta razão, fundamental assegurar que as humanidades não percam espaço na avaliação. Por essas razões, nós, conselheiros, defendemos que a Minuta não seja aprovada na reunião do CONGRAD, a ser realizada no dia 28 de março de 2023. Cientes da importância de um processo de revisão do formato do PISM, acreditamos ser necessário que a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) amplie a Comissão responsável pela elaboração da proposta, valorizando a participação do ICH neste processo, e que seja apresentado um calendário de debates em torno do tema.

Conselho de Unidade do Instituto de Ciências Humanas (ICH)