ICH se destaca nas avaliações da CAPES e do ENADE

Na condição de Diretor e de Vice-Diretor do Instituto de Ciências Humanas, divulgamos esta mensagem para a comunidade acadêmica do ICH para parabenizar a todas e todos pelos resultados obtidos pelos cursos de Pós-Graduação e de Graduação do instituto em avaliações recentes.

De acordo a avaliação quadrienal (2017-2020) da Pós-Graduação, divulgada pela CAPES, o PPG de História se tornou, ao lado do PPG de Linguística, o primeiro Programa de Pós-Graduação da UFJF a obter nota 6, que expressa excelência em nível internacional. O PPG de Geografia subiu sua avaliação, obtendo nota 5. Os PPGs da Ciência da Religião e de Psicologia consolidaram as notas 5. O PPG de Ciências Sociais obteve nota 4 e o de PPG de Filosofia foi avaliado com nota 3 pela CAPES.

Já em relação à graduação, entre os cursos da UFJF avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021, os cursos de Ciências Sociais (Licenciatura) e História (Licenciatura) obtiveram notas máximas, com conceito 5. Os cursos de Ciências Sociais (Bacharelado), Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e História (Bacharelado) obtiveram nota 4.

Essas avaliações são o resultado de um excelente trabalho desenvolvido por docentes, discentes e Técnicos-Administrativos em Educação do ICH, com o apoio institucional da Administração Superior, que evidenciam e consolidam a relevância acadêmica dos cursos de graduação e de pós-graduação do ICH na UFJF e em nível nacional.

Parabéns para todas e todos!

Atenciosamente,

Fernando Perlatto, Diretor do Instituto de Ciências Humanas