Comunicado ICH – Cuidados e Prevenção Covid-19

À comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Humanas (ICH),

Tivemos notícias de que nos últimos dias tem circulado um boato em grupos de WhatsApp de que o ICH estaria passando por um “surto de COVID” e que, portanto, as aulas e demais atividades seriam canceladas.

Enviamos este e-mail no sentido de dizer que este boato não se confirma.

Por isso, comunicamos oficialmente que as aulas e as demais atividades presenciais estão mantidas.

Caso haja alguma mudança no cenário, ela será oficialmente comunicada para toda a comunidade acadêmica do ICH.

Aproveitamos esta mensagem para reforçar a importância dos cuidados e da prevenção em relação à COVID-19.

Ainda que o uso de máscaras nos ambientes acadêmicos e administrativos da UFJF tenha sido flexibilizado e se tornado facultativo a partir da decisão do Conselho Superior da UFJF, confirmada na Portaria/SEI Nº 747, DE 30 DE MAIO DE 2022, recomendamos a utilização das máscaras para a prevenção.

Conforme estabelecido pela Resolução Nº 26.2022, DE 30 DE MAIO DE 2022 do Conselho Superior, em seu Artigo 4º, o Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Coronavírus da UFJF recomenda que sejam mantidos os seguintes procedimentos:

• higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória;
  • limpeza e higienização frequente das instalações;
  • evitar aglomerações;
  • manter os ambientes arejados;
  • estimular a vacinação de todos os indivíduos elegíveis;
  • realizar o automonitoramento e, em caso de sintomas gripais, não comparecer à instituição, comunicando imediatamente a chefia imediata, se servidor, ou a coordenação do curso, se aluno, e devendo procurar atendimento médico no sistema de saúde.

Aproveitamos para compartilhar as recomendações do Comitê Busco Saúde para casos suspeitos ou confirmados:

1- Sintomático ou assintomático positivo: afastamento por 10 dias;

Caso tenha exame negativo no quinto dia e esteja assintomático por 24h, pode voltar no sétimo dia.

2- Caso suspeito: afastamento até a realização de exame ou por 10 dias caso não realize exames.

Se exame positivo, seguir a Orientação 1. Se negativo, está liberado.

3- Contato de caso confirmado: se esquema vacinal completo (2 doses de AZ/ Pfizer OU 1 dose de Jansen) não precisa de afastar (orientamos que é prudente o uso de máscara N95 no contato com pessoas e na rua, embora não seja mais obrigatório);

4- Contato de caso suspeito: pode manter as atividades, mas a orientação é para o uso de máscara da mesma forma que a orientação 3;

5- Em todos os casos acima, para fins de afastamento do trabalho e da aula, o servidor, o terceirizado ou estudante deverão apresentar atestado médico.

Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos.

Atenciosamente,

Fernando Perlatto (Diretor do ICH) e Wagner Batella (Vice-Diretor do ICH)