Centro de Pesquisas Sociais promove o debate “Negacionismos: articulações entre ciência e política”

Ciclo Universidade no Antropoceno

Negacionismos: articulações entre ciência e política

As relações entre ciência, política e sociedade nunca foram estáveis, mas na última década, transformações importantes ocorreram com a emergência de movimentos organizados de questionamento de proposições consensuadas (ou largamente consensuadas) nas comunidades epistêmicas de cientistas. Os “mercadores da dúvida”, como os chamou Naomi Oreskes, vêm atuando mais destacadamente há algum tempo em torno do debate sobre o aquecimento global, mas outros temas sensíveis ao debate público são também alvo de estratégias semelhantes, tais como as políticas de saúde pública na pandemia ou mesmo a interpretação de regimes políticos autoritários. O rótulo de “negacionismo” refere-se, um tanto vagamente, a esse conjunto heterogêneo de práticas que, no entanto, afetam o modo como o conhecimento científico é percebido e levado em consideração no debate público. Mas, afinal, como descrever esse conjunto de práticas? Qual a extensão de seus efeitos? Que caminhos podem ajudar a reconstruir as relações entre ciência e sociedade?

Esse debate, que dá continuidade ao Ciclo “Universidade no Antropoceno”, promovido pelo Centro de Pesquisas Sociais (UFJF), põe em foco as transformações ocorridas nessas relações no período recente e tentará oferecer linhas de interpretação sobre elas.

Participantes:

Letícia Cesarino: Professora Adjunta no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Tem trabalhado e publicado nos campos da antropologia da ciência e tecnologia, antropologia digital, antropologia econômica e do desenvolvimento, globalização e estudos pós-coloniais. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cibernética e teorias de sistemas, plataformização, neoliberalismo, populismos, pós-verdade e desinformação.

Diogo Corrêa: Professor do programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade de Vila Velha (UVV). É pesquisador associado do Groupe de Sociologie Pragmatique et Reflexive (GSPR), do Centre d’Études des Mouvements Sociaux (CEMS) e do grupo de Filosofia e Teoria Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sociofilo). Suas atuais áreas de interesse são: Teoria social e sociologia contemporânea, especialmente aquela pós-geração de Pierre Bourdieu (Luc Boltanski, Laurent Thévenot, Nathalie Heinich, Louis Queré, Bernard Lahire, Daniel Cefaï, Francis Chateauraynaud, etc.). Sociologia dos processos de conversão ou de mudança de vida. Sociologia das rupturas biográficas. Metodologia qualitativa nas ciências sociais (pesquisa de campo, observação dos participantes, entrevista qualitativa).

Data do evento: TERÇA-FEIRA – 14 de setembro – 19:00h

Transmissão pelo Canal do CPS – UFJF no Youtube