Fechar menu lateral

Nota de falecimento

A Direção do Instituto de Ciências Humanas, seus docentes, TAES e alunos comunicam com imenso pesar o falecimento da nossa querida colega, Professora Vanda Arantes do Vale, aposentada pelo Departamento de História. Graduada em História em 1971, lecionou em escolas públicas e privadas até 1978, quando ingressou como professora substituta na UFJF. De 1981 até 2016,     atuou como docente efetiva do Departamento de História. Mesmo aposentada, ela continuava ativa, lecionado em cursos esporádicos, participando de seminários e eventos diversos, sempre marcando seus alunos, amigos e todos com quem convivia com sua elegância, personalidade e sensibilidade. Vanda é autora de uma dissertação de mestrado sobre pintura no Museu Mariano Procópio e atuou como docente na área de História da Arte nos cursos de Arquitetura, Arte, Filosofia e História da UFJF. Participou da fundação da Revista Locus, atuando também como editora do periódico.  Sua colaboração na elaboração e correção das provas de vestibular e PISM também merece destaque. Sua dedicação ao magistério, sua generosidade, sabedoria serão sempre lembradas por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Sua militância em favor da justiça social, da democracia e da cultura é notável na História de Juiz de Fora.

Na edição número 2 do nosso periódico Fala ICH! tivemos a oportunidade de prestar uma homenagem à Vanda, por meio de um artigo em que ela nos conta um pouco de sua História de vida e de sua atuação no ICH.

É com enorme tristeza que nos despedimos de Vanda, que tanto fez pela formação de professores, pelo departamento de história, pelo ICH, pela cultura e memória da UFJF e da cidade de Juiz de Fora!