Ciclo de debates: Universidade no antropoceno

CICLO DE DEBATES: UNIVERSIDADE NO ANTROPOCENO

O ANTROPOCENO COMO COMPREENSÃO DO PRESENTE

Com Daniel Chernilo e André Magnelli

TERÇA FEIRA 13 de JULHO – 18H

Antropoceno é um conceito criado a partir da geofísica para designar uma nova era geológica na vida planetária, que segue-se ao Holoceno, cuja duração data de 12 mil anos atrás. Sua característica distintiva é que a ação humana produziu efeitos sobre a estrutura do planeta e sobre processos ambientais de tal monta que eles se tornaram qualitativamente distintos. Mudança climática, acidificação de oceanos, disponibilidade de água doce, alterações na composição da atmosfera, dos níveis de aerosol e nos ciclos globais de nitrogênio e fósforo, mudanças no uso do solo, poluição e perda de biodiversidade são algumas das variáveis decisivas cuja alteração interferem na dinâmica do planeta.

A relação dessas dinâmicas com a ação humana torna o conceito de Antropoceno um espaço comum entre as ciências naturais e as humanidades e requer novas formas de cooperação no campo científico. Especialmente para as humanidades, há implicações importantes na compreensão dos limites e possibilidades da agência humana, em sua relação com temporalidades mais longas, como as dos processos biofísicos, bem como para a reconfiguração das desigualdades, dos conflitos e das formas de justiça. O Antropoceno torna-se assim parte decisiva do conhecimento que as sociedades humanas constroem sobre si mesmas e como elemento estruturante da compreensão do tempo presente.

Nesse debate, Daniel Chernilo e André Magneli, dois importantes sociólogos que vêm estudando e escrevendo sobre o tema debaterão os desafios que a consciência sobre o Antropoceno apresenta à compreensão do tempo presente.

A transmissão será feita pelo Youtube no Canal do CPS: https://youtu.be/UAy3Tpg9c60

Daniel Chernilo é professor titular da Universidad Adolfo Ibañez no Chile, onde dirige o programa de doutorado em Processos e Instituições Políticas. Foi por vários anos professor da Universidade de Loughborough (Inglaterra). É professor visitante em Loughborough e professor externo do programa de doutorado da Universidade de Sidnei (Austrália). É autor dos livros “The natural law foundations of social theory” (Cambridge, 2013) e “Debating humanity: Towards a philosophical sociology” (Cambridge, 2016), entre outros. É autor de diversos artigos em revistas científicas, com destaque para “One globalisation or many? Risk society in the age of Anthropocene” (Journal of Sociology, 2021).

André Magnelli é professor de sociologia e filosofia, diretor do Ateliê de Humanidades, instituição de ensino e pesquisa. É também pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos (UFRGS). Foi professor da UFRJ e da Faculdades São Bento (RJ). Foi co-editor e revisor da tradução do livro “Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno”, de Bruno Latour (Ateliê de Humanidades; Ubu, 2020). É co-autor dos livros “Uma democracia (In)Acabada” (Ateliê de Humanidades, 2019), “Cartografias da crítica” (Ateliê de Humanidades, 2019) e “Durkheim, apesar do século” (Annablume, 2018). É autor de artigos em diversas revistas científicas, com destaque para “L’Apocalypse de Gaïa:La cosmopolitique pour le Anthropocene de Bruno Latour” (Natures, sciences, sociétes, 2020), com Diogo Corrêa.