III Esquenta Rainbow

Nesta segunda-feira, 28, é comemorado o dia do orgulho LGBTQIA+. Para celebrar essa data tão importante, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai realizar o  Esquenta Rainbow. Durante o evento, será apresentada a temática da V Semana Rainbow, programada para os dias 09 e 15 de agosto. A festa será realizada às 20h, de forma remota, através das plataformas Facebook, Youtube e Instagram da semana. A programação contará com temas relacionados a moda, cinema e música. O público também vai relembrar os melhores momentos das edições anteriores, e acompanhar depoimentos e bate papo. Um dos convidados ilustres será o Secretário Municipal de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora e vice coordenador do projeto, Marcelo do Carmo.

Outra presença importante, considerada uma das principais atrações da noite, será  Ocriolo, membro do grupo juiz-forano Makoomba. De acordo com ele, serão dois djs tocando ao mesmo tempo, um interagindo com o outro. “O repertório foi construído de forma intimista, com músicas autorais do meu novo disco que se relaciona diretamente com a festa do orgulho, pois representa minha vivência diária. Um dos destaques é a música “De Homem para Homem”, que desmistifica temas antes não abordados”, ressalta o artista.

A iniciativa da festa teve início no ano de 2017, por meio do Projeto de Extensão da UFJF “Identidades, Cidadania e Inclusão LGBTQIA +: Semana Rainbow”.  O objetivo é sensibilizar a sociedade civil para as questões relacionadas às identidades de gênero e sexuais, além de trabalhar o respeito à diversidade. “O evento possui um papel de transformação social para um ambiente mais tolerante. Trata-se de ações de cultura, arte e educação, com o objetivo de inclusão, acolhida e visibilidade sobre o acesso aos direitos e ao exercício da cidadania, ainda restritos para a comunidade LGBTQIA+”, pontua Mariana Neves, coordenadora da ação.

Para a Pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, “a realização do esquenta é muito significativa para a Universidade, pois ela significa o fortalecimento de uma política institucional que se baseia no respeito à diversidade, com possibilidade de formação profissional dos nossos estudantes integrantes do projeto. A faculdade pública brasileira reconhece essas diferenças, respeita a diversidade e procura fortalecer uma perspectiva de que cada um tem o direito de ser o que é”, afirma a professora.

Este ano, o evento não teve nenhum aporte financeiro, ele nasceu da vontade de alunos, voluntários, e de bolsistas como Lohany Monteiro, que gerencia as redes sociais da semana. Para ela, “é importante esse tipo de representação, ainda mais considerando o governo atual, para que as pessoas sintam que existe algo em que elas possam se apoiar e não perder a esperança de viver em uma sociedade livre de preconceitos”, ressalta Monteiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

A programação do III Esquenta Rainbow on-line ocorre nesta segunda-feira, 28, das 20h às 22h. Confiras todas as atrações a seguir:

20h- Abertura

20h10- Depoimento de Orgulho

20h15- Momento DIGO (do lado Dillah)

20h50- Peça Porco-Espinho, de Fábia Mirassos

21h30- SantoForte DJ SET, com Ocriolo x Crraudio