Fechar menu lateral

Doação de sangue em nome do ex-aluno do curso de História Rhuan Fernandes Gomes

Há algumas semanas, Rhuan Fernandes Gomes, formado em História pela UFJF, onde também cursou o Mestrado, está em tratamento de uma recidiva de um tumor no intestino, que se instalou em alguns ossos e infiltrou na medula.
Nesse processo de infiltração, as suas células do sangue têm sido atacadas e ele tem precisado de constantes transfusões de sangue e de plaquetas, quase diariamente.

As plaquetas são retiradas do sangue do doador masculino (exclusivamente). Para cada bolsa de plaqueta que ele precisa, são necessários de 6 a 8 doadores de sangue. Doadores de sangue regulares podem ir ao Hemominas
e dizer que querem doar apenas as plaquetas. Neste caso, a doação é mais demorada (cerca de 1h30), mas essa doação específica equivale a várias doações.

O tipo sanguíneo do Rhuan é A positivo, mas ele pode receber doações do tipo A (positivo e negativo) e do tipo O (positivo e negativo). Ele também precisa receber sangue, mas com menor frequência.

Quem puder doar ou conseguir doadores estará contribuindo para salvar uma vida e colaborando para a recuperação não apenas da saúde, mas dos sonhos de um homem jovem de 31 anos.

No Hemominas todas as medidas de segurança e proteção contra o coronavírus são tomadas e seguidas rigidamente.
Então, o caminho é esse:

Acesse o site do Hemominas. Faça o agendamento para doação de sangue ou, caso já seja doador do sexo masculino, de plaquetas.
Se não tiver data muito próxima, não tem problema: pode agendar para os próximos dias/próxima semana, pois ele ainda vai precisar por um tempo ainda. Isso porque a quimioterapia está apenas no início, e é através dela que a medula será recuperada e, só então, as plaquetas deixarão de cair.
Se não puder doar por qualquer motivo, envie esse pedido a alguém que você sabe que pode fazer a doação.
Nós, família do Rhuan, agradecemos imensamente a todos que puderem ajudar.

Observação: o site do Hemominas traz maiores detalhes sobre a doação de plaquetas.

 

RHUAN FERNANDES GOMES

HOSPITAL ALBERT SABIN

TIPO SANGUÍNEO: A POSITIVO

PODE RECEBER DE A POSITIVO E NEGATIVO/ O POSITIVO E NEGATIVO

PRECISA DE DOAÇÃO DE SANGUE E DE PLAQUETAS.