Fechar menu lateral

NOVIDADE! Confira o primeiro número do periódico Fala ICH!

Com grande alegria, divulgamos a primeira edição do Fala ICH!, um periódico voltado para a nossa comunidade acadêmica.

 

Edição nº 1, maio de 2020 (formato .pdf, tamanho 1,47 MB)

 

Este veículo de informação será um lugar de fala, de escuta, de participação e de encontro. Ao final desta publicação, saiba como participar!

 

Antes, para entender um pouco mais sobre esse novo projeto do instituto, confira uma parte retirada do editorial, feito pelo Diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Robert Daibert. Jr.

 

“Neste periódico, o leitor encontrará sugestões de podcasts, lançamento de livros, resenhas, entrevistas, entre outros. Em cada edição, publicaremos também a seção “As salas têm nome”, espaço dedicado à apresentação de uma síntese biográfica dos homenageados com placas no ICH. Mas se os nossos mortos ilustres terão muito a nos ensinar, o que dizer então dos vivos que fazem parte de nossa comunidade acadêmica e aram nossa terra? Nesta edição, conheceremos um pouco de parte da rotina dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do ICH, que atuam em atividades remotas durante a quarentena. Veremos também como os alunos têm tentado dar continuidade a seus estudos, diante dessa nova realidade. Além disso, entraremos em contato com docentes do ICH, uma professora inclusive já trabalha em pesquisa acadêmica que envolve a Covid-19.

Felizmente, pensando bem, de modo diverso, nosso trabalho pode sim continuar vivo e nossa terra produtiva. Como um modo possível de enfrentamento dos fantasmas, nossa proposta-convite, a partir deste momento, é que você (TAE, discente ou docente) participe desse espaço, divulgue suas ideias ou projetos, enriqueça este periódico com sua contribuição. Queremos falar, ouvir, refletir e pensar alto juntos, alterando este estado de solitude decorrente da quarentena. Quem sabe assim seremos nós os agricultores vivos desses novos tempos? Desta forma, ao agregar vozes dissonantes de nosso instituto, conheceremos melhor a nossa própria terra, em sua diversidade ricamente perturbadora. Quem sabe assim teremos alguma condição de ousar e reescrever, minimamente, algumas linhas daquele poema, partilhando aqui, humanamente, o nosso latifúndio?”

 

Para colaborar com o Fala ICH!, envie um e-mail para comunicacao@ich.ufjf.br.