Fechar menu lateral

Ciclo de Mesas Redondas: Gênero em Sociedade

O Centro de Pesquisas Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPS/UFJF), dando continuidade ao “Ciclo de Mesas Redondas: Gênero em Sociedade” iniciado no mês de maio, está promovendo a sua segunda mesa.
 
Com o tema “Gênero, Saúde e Corporalidades”, esta mesa redonda acontecerá no dia 28 de junho, quarta-feira, às 17h no Anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, e temos como convidada e convidados:
 
  • Cristina Dias da Silva: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais (PGCSO). Antropóloga, doutora e mestre pelo PPGAS da Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde e da Política, atuando principalmente nos seguintes temas: processos saúde-doença, políticas públicas de saúde, saúde indígena, profissionais de saúde, conceitos de corpo, poder, hierarquia e emoções. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Antropologia, Saúde e Saneamento (UNB). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Antropologia Tapuia, do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.
  • José Alcides Figueiredo Santos: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais (PGCSO). Sociólogo, professor associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorou-se em sociologia pelo IUPERJ, e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Wisconsin-Madison. Autor do livro “Estrutura de Posições de Classe no Brasil” (UFMG/IUPERJ, 2002) que ofereceu uma contribuição renovada para os estudos de classe de inspiração marxista na sociologia brasileira. Tem artigos sobre as desigualdades de classe social, raça e gênero publicados nos principais periódicos de ciências sociais do país. Desenvolve um programa de investigação sobre desigualdades sociais no Brasil usando uma tipologia de classes baseada numa abordagem neomarxista.
  • Alexandre Cadilhe: Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na área de Linguagem e Ensino. Doutor em Estudos de Linguagem pela UFF (2013) e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ (2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade (UERJ/2016), Educação em Saúde (FESO/2009) e Leitura/Produção de Textos (UFF/2004). Tem experiência, entre tantas áreas, em Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação).
 
O evento é GRATUITO e aberto a alunos da graduação e pós-graduação, educadores, organizações não-governamentais, agentes públicos, movimentos sociais, coletivos e toda a comunidade, e CONFERE CERTIFICADO para os que comparecerem.
 
Dessa forma, estamos entrando em contato com o propósito de divulgar este convite a todos e todas, para que possam participar e colaborar nesta troca de informações em um debate informativo e atual.
 
 Inscrições:  https://goo.gl/314ZeO