O Centro de Pesquisas Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPS/UFJF), dando continuidade ao “Ciclo de Mesas Redondas: Gênero em Sociedade” iniciado no mês de maio, está promovendo a sua segunda mesa.
Com o tema “Gênero, Saúde e Corporalidades”, esta mesa redonda acontecerá no dia 28 de junho, quarta-feira, às 17h no Anfiteatro 2 do Instituto de Ciências Humanas da UFJF, e temos como convidada e convidados:
Cristina Dias da Silva: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais (PGCSO). Antropóloga, doutora e mestre pelo PPGAS da Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia da Saúde e da Política, atuando principalmente nos seguintes temas: processos saúde-doença, políticas públicas de saúde, saúde indígena, profissionais de saúde, conceitos de corpo, poder, hierarquia e emoções. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Antropologia, Saúde e Saneamento (UNB). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Antropologia Tapuia, do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.
José Alcides Figueiredo Santos: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais (PGCSO). Sociólogo, professor associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorou-se em sociologia pelo IUPERJ, e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Wisconsin-Madison. Autor do livro “Estrutura de Posições de Classe no Brasil” (UFMG/IUPERJ, 2002) que ofereceu uma contribuição renovada para os estudos de classe de inspiração marxista na sociologia brasileira. Tem artigos sobre as desigualdades de classe social, raça e gênero publicados nos principais periódicos de ciências sociais do país. Desenvolve um programa de investigação sobre desigualdades sociais no Brasil usando uma tipologia de classes baseada numa abordagem neomarxista.
Alexandre Cadilhe: Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na área de Linguagem e Ensino. Doutor em Estudos de Linguagem pela UFF (2013) e mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ (2007), com especializações nas áreas de Gênero e Sexualidade (UERJ/2016), Educação em Saúde (FESO/2009) e Leitura/Produção de Textos (UFF/2004). Tem experiência, entre tantas áreas, em Linguagem, Gênero e Sexualidade em contexto institucionais (ênfase na saúde e na educação).
O evento é GRATUITO e aberto a alunos da graduação e pós-graduação, educadores, organizações não-governamentais, agentes públicos, movimentos sociais, coletivos e toda a comunidade, e CONFERE CERTIFICADO para os que comparecerem.
Dessa forma, estamos entrando em contato com o propósito de divulgar este convite a todos e todas, para que possam participar e colaborar nesta troca de informações em um debate informativo e atual.