Fechar menu lateral

Norma de TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Como consta no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Geografia Bacharelado – 2017, as diretrizes que norteiam o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, são apresentadas a seguir.

“Para a diplomação, o discente, orientado por um professor, deverá apresentar obrigatoriamente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O TCC deverá versar sobre tema relacionado ao curso de geografia.

O Trabalho de Conclusão de Curso exige o mínimo de 120 horas para seu desenvolvimento, divididas em duas disciplinas de 60 horas cada, cursadas nos dois últimos períodos do curso e constantes da matriz curricular. Os procedimentos adotados em cada disciplina são:

1. Elaboração de projeto na disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso I;
2. Redação do TCC na disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso II.

A elaboração do projeto e do TCC tem como objetivo propiciar ao acadêmico um momento de reflexão, por meio do desenvolvimento de pesquisa de cunho geográfico articulando os conhecimentos construídos ao longo do curso de graduação em Geografia.

O discente deverá elaborar o projeto e desenvolver o TCC sob orientação de um professor do Departamento de Geociências da UFJF, podendo ter um coorientador de outro departamento dessa mesma instituição ou de outra instituição de ensino e pesquisa, desde que seja de áreas afins à Geografia e de comum acordo com o orientador. Ainda é possível a orientação de um docente de outro Departamento da UFJF desde que seja de áreas afins à Geografia e mediante aprovação no Colegiado do curso de Geografia da UFJF.

A orientação externa à UFJF, conforme o Art. 53 do RAG, somente ocorrerá quando houver a aprovação do colegiado e haja coorientação de docente vinculado ao Departamento de Geociências.
O projeto deverá ser elaborado conforme as normas reconhecidas pela comunidade científica, devendo conter: introdução, justificativa, revisão bibliográfica/referências teóricas, procedimentos metodológicos, cronograma de atividades e bibliografia. Entretanto, a incorporação de outros elementos ao projeto fica a critério do docente orientador e do discente. A avaliação do projeto será realizada pelo professor orientador.

Serão aceitos como trabalhos de conclusão de curso: artigos científicos, monografias e relatórios técnicos desde que devidamente acompanhado de revisão teórico-metodológicas. As exigências mínimas para cada formato de TCC estão definidas em resolução própria aprovada no colegiado do curso.
O trabalho de conclusão de curso deverá ter como elemento orientador o projeto avaliado na disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso I, devendo também ser elaborado segundo as normas reconhecidas no meio acadêmico. A estrutura deve ser dividida, necessariamente, em: resumo, introdução, revisão bibliográfica/referências teóricas, procedimentos metodológicos, análise e resultados, considerações finais/conclusão e referências bibliográficas.

A avaliação do TCC ocorrerá por meio de apresentação e apreciação do trabalho por banca composta por três membros, sendo o orientador (presidente) e dois docentes, sendo necessariamente ao menos um do Departamento do curso de Geografia, podendo haver um membro de outro Departamento da UFJF ou de outra instituição de ensino e/ou pesquisa reconhecida. É previsto por esse PPC a possibilidade da realização de bancas não presenciais.

O discente concluinte fará jus ao diploma de bacharel em Geografia somente após a integralização de todos os componentes curriculares e entrega final do Trabalho de Conclusão de Curso.

A versão final deverá ser entregue em mídia digital na coordenação do curso de Geografia junto com termo de consentimento de publicação no site do curso. Também é de responsabilidade do discente realizar a indexação da versão final digital na biblioteca central da UFJF. Caberá a coordenação do curso disponibilizar no site no curso a versão final do TCC”.

Referência:

Projeto pedagógico do curso de graduação de bacharelado em geografia. Site do Curso de Geografia UFJF, Juiz de Fora. 2017. Disponível em: <http://www2.ufjf.br/geografia/wp-content/uploads/sites/267/2015/04/PPC-BACHARELADO-.pdf>. Acesso em : 14 de julho. 2021.