Jura 2023

10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Entre os dias 15 de maio e 6 de junho acontece a 10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) UFJF: Reforma Agrária Popular em defesa da natureza e de alimentos saudáveis.   O evento irá trazer reflexões sobre as dimensões da questão agrária, em sintonia com os desafios de transformação da realidade brasileira. A 10ª Jornada Universitária irá promover espaços para diálogos e trocas de conhecimentos acadêmicos, técnicos e populares para a construção de ações e propostas coletivas na UFJF, e para além dos muros da universidade.  De acordo com a coordenadora geral da Jura e professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Mônica Grossi, o tema busca articular o diálogo e a resistência entre as lutas populares do campo e da cidade, na defesa de outra matriz de produção de alimentos saudáveis e de outra relação com a natureza, que é a Agroecologia.  “A Jura tem a importância de trazer para dentro da universidade e para a sociedade brasileira, o debate e a possibilidade de construção de ações conjuntas, em defesa da Reforma Agrária Popular. Isto implica na disputa por outro modelo agrário e por outro modelo agrícola baseado na agroecologia, como forma de garantia de territórios livres da monocultura, do veneno e da fome. Estes territórios livres de opressões, já produzem além de alimentos saudáveis, outras formas de sociabilidade, que são base para a construção de uma nova sociedade.”  Serão realizadas oficinas, seminários, vivências de campo, aulas abertas e atividades culturais, atravessando os temas da reforma agrária popular, agroecologia, mineração, meio ambiente, soberania alimentar, educação ambiental popular, feminismo camponês, luta pela terra e turismo.  A organização é composta por professores, estudantes e trabalhadores, além de representantes do Movimento Estudantil e Docente, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).  O evento é aberto para todos os públicos. As inscrições são gratuitas e podem ser  realizadas a partir das 8h30, na área externa ao Anfiteatro de Estudos Sociais, onde ocorrerá a abertura, no próximo dia 15. Também serão feitas as inscrições nos locais onde ocorrerão as demais atividades programadas.

No dia 22 de maio o evento acontecerá nos anfiteatros do ICH:

Programação Jura 2023 no ICH dia 22 9h-18h Feira de sabores e saberes

Programação Jura 2023 no ICH dia 22 9h-12h Oficina Reforma Agrária e Mineração

Programação Jura 2023 no ICH dia 22 9h-11h oficina Soberania alimentar e Reforma Agrária

Programação Jura 2023 no ICH dia 22 oficina Reforma Agrária e Meio Ambiente 14h-16h

Programação Jura 2023 no ICH dia 22 oficina Reforma Agrária e turismo 14h - 16h

Programação Jura 2023 no ICH dia 22 Oficina Reforma Agrária e feminismo

Mesa Redonda 19h Reforma Agrária Popular Agenda 2030: Objetivos de desenvolvimentosustentável