ICH sedia ciclo de debates: “Análises sobre o Brasil”

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) promove, a partir dessa quinta, 22 de setembro, o ciclo de debates “Análises sobre o Brasil”. A conferência de abertura será às 19h, no anfiteatro 3 do ICH, com o tema “Pensar – e descontruir – a destruição”, ministrada pelo pesquisador da Puc-Rio, Renato Lessa.

Uma das motivações do evento é debater a atual conjuntura, abordando questões ligadas, por exemplo, ao bicentenário da independência e às eleições. A ideia é promover debates todos os meses com convidados pesquisadores de diversas instituições nacionais para discutir o Brasil. Os eventos serão mediados pelos professores do ICH e, após cada conferência, o público terá a possibilidade de interagir com os participantes.

O primeiro convidado, Renato Lessa, pesquisador 1A do CNPq, é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e possui estágios pós-doutorais na American University, na Universidade de Lisboa, na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, na Universidade do Piemonte Oriental e na Sorbonne. A conferência é aberta ao público e não requer inscrição.

De acordo com o Diretor do ICH, Fernando Perlatto, a ideia do evento surgiu diante da relevância do momento. “Estamos vivendo um contexto de celebração do bicentenário da independência, porém, menos do que uma celebração festiva, devemos nos dedicar à promover uma reflexão critica sobre o que significou esse processo e a construção da nação ao longo desses duzentos anos. Pensar na importância desta eleição para o Brasil, não só a presidencial, mas também as dos estados”, reforça.

“Achamos importante organizar um ciclo de debates para pensar o Brasil, tanto no passado quanto no presente, e os desafios para o futuro. Como aproveitar esse contexto do bicentenário para refletir, numa perspectiva de mais longa duração, sobre os desafios do país com um olhar interdisciplinar. A ideia é que o Ciclo seja permanente, com convidados externos e da própria instituição”, completa Perlatto. Por meio de uma comissão multidisciplinar, constituída por professores dos sete departamentos do ICH, foi pensada uma agenda de eventos institucionais capaz de promover a integração do instituto, estimulando um diálogo maior entre os professores e os discentes