Nota de Falecimento

Prezadas e prezados,

informamos com uma grande tristeza o falecimento do professor doutor Leonardo de Oliveira Carneiro. Professor do Curso de Geografia que ensinou e formou dezenas geógrafxs, professorxs e pesquisadorxs.

Professor Leonardo deixa um legado de compromisso por uma outra Universidade. Em sua jornada trabalhou pela valorização dos ensinamentos populares e da cultura dos povos tradicionais. Criando espaços de diálogo da Universidade com esses povos. Atuou para o reconhecimento de comunidades quilombolas na região da Zona da Mata.

Professor Leonardo foi um profissional completo: um professor inspirador, um excelente orientador e sempre esteve a frente de projetos de extensão, sendo pró-reitor de extensão 2014-2016. Atualmente era vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFJF.

Suas pesquisas e atividades de extensão tinham um compromisso social e geográfico, deixando um grande legado para a ciência.Perde o curso de geografia, perde o Instituto de Ciências Humanas, perde a Universidade Federal de Juiz de Fora, perde a ciência geográfica brasileira.

Lamentamos muito esta perda e nos solidarizamos com a família e amigos.