Fechar menu lateral

FN-Br na reunião da Clinton Global Initiative

O Laboratório de Linguística Computacional da UFJF, FrameNet Brasil, vem trabalhando desde o início de 2023 no desenvolvimento de ferramentas para a identificação de violência contra mulher a partir de dados públicos do sistema de saúde. O projeto é uma parceria da FrameNet Brasil com a Vital Strategies, organização global com atuação no fortalecimento de sistemas públicos de saúde.

Em setembro de 2023, esse projeto ganhou um novo capítulo: a Vital Strategies tornou-se parceira da Clinton Global Initiative (CGI), uma iniciativa da Clinton Foundation, liderada pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, pela ex-senadora e ex-secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton e por Chelsea Clinton. A CGI apoia seus parceiros no desenvolvimento de “Compromissos de Ação” – planos novos, específicos e mensuráveis para enfrentar desafios significativos.

Na última segunda, Pedro de Paula, Diretor Executivo da Vital Strategies no Brasil e egresso do curso de Direito da UFJF, subiu ao palco da Reunião da Clinton Global Initiative (CGI) 2023 para apresentar o “Compromisso de Ação” de ampliar os esforços de inovação em análise de dados para criar uma ferramenta de mapeamento precoce de possíveis casos de violência de gênero, usando dados dos sistemas de saúde pública brasileiros. Na plateia estavam colaboradores, realizadores e potenciais financiadores para soluções transformadoras para os desafios mais urgentes do mundo.

Pedro de Paula apresenta “Commitment to action” na CGI 2023 Meeting.

“A maioria dos casos de violência de gênero não é registrada e não é vista. A falta de dados limita a tomada de decisões, impede que os profissionais de saúde abordem os fatores de risco de seus pacientes e impede a criação de políticas que possam proteger mulheres, meninas e pessoas não binárias contra a violência. Ao combinar a inteligência linguística com a experiência em saúde pública, podemos revelar formas de violência invisíveis nos conjuntos de dados. Usando ferramentas de IA, podemos equipar melhor os sistemas de saúde pública para lidar com esses casos logo no início. Ao fazer isso, podemos informar melhor as políticas e ações de saúde pública, criando oportunidades para interromper os ciclos de violência e evitar lesões graves e mortes”, destaca Pedro de Paula.

Para dar suporte a esse “Compromisso de Ação”, a FrameNet Brasil desenvolveu o site datatostopgbv.org em parceria com a Vital Strategies. O objetivo é fornecer informações detalhadas sobre o projeto e, assim, captar novos financiadores para apoiar a continuidade do desenvolvimento. A meta é ampliar as fontes de dados, adicionando informações de outros grandes municípios brasileiros.

datatostopgbv.org

 

Sobre a FrameNet Brasil

A FrameNet Brasil é o laboratório de Linguística Computacional da UFJF, sediado na Faculdade de Letras e vinculado ao PPG Linguística. Conduz pesquisas e desenvolve soluções em tecnologia linguística para diversas aplicações em processamento de língua.
 ufjf.br/framenetbr

 

Sobre a Vital Strategies

A Vital Strategies trabalha com governos em mais de 80 países, aproveitando sua experiência global em epidemiologia, desenvolvimento de políticas e dados e vigilância. O trabalho da organização na área de violência de gênero inclui parcerias com governos para melhorar os sistemas de dados em nível municipal e nacional e usar a análise de dados para informar as políticas públicas.
www.vitalstrategies.org 

 

Sobre a Clinton Global Initiative (CGI) 

Fundada pelo Presidente Bill Clinton em 2005, a Clinton Global Initiative é uma comunidade de realizadores que representam a sociedade de maneira transversal.  Por meio do modelo exclusivo da CGI, mais de 9.000 organizações lançaram mais de 3.900 “Compromissos de Ação”. 

www.ClintonGlobal.org