Fechar menu lateral

FrameNet Brasil abre vagas para bolsistas de IC

O Laboratório FrameNet Brasil está com duas vagas abertas para bolsistas de IC no projeto de desenvolvimento e inovação Data Linkage e Análise Textual baseada em frames para identificação de casos candidatos de violência baseada em gênero em territórios. O projeto é desenvolvido com a Vital Strategies Brasil e faz parte do Accelerator Program da Patrick McGovern Foundation.

A bolsa tem duração de 6 meses e exige dedicação de 20 horas por semana. O trabalho consiste em contribuir para a modelagem de frames do domínio da Violência e da Saúde Pública, bem como para a anotação de sentenças que exemplificam tais frames.

Devido ao tema abordado pelo projeto – violência baseada em gênero –, o trabalho do bolsista envolve lidar com textos que podem servir de gatilhos emocionais negativos. O trabalho de anotação e modelagem se dará a partir de textos que descrevem detalhadamente episódios de violência, alguns dos quais podem ter resultado em óbito. Assim sendo, recomenda-se que o potencial candidato tenha esse fato em mente e use seu melhor juízo para decidir por candidatar-se ou não à vaga, uma vez que não é possível o desenvolvimento das tarefas do bolsista sem o contato direto e recorrente com tais textos.

Para se candidatar, o discente deve cumprir os seguintes requisitos:

  1. estar matriculado em qualquer um dos cursos de graduação da Faculdade de Letras;
  2. ter o português do Brasil como língua materna;
  3. não estar vinculado a qualquer programa de bolsas da UFJF ou de outra agência de fomento que exija dedicação exclusiva.

São características desejáveis, mas não necessárias:

  1. ter cursado com aproveitamento as disciplinas de Linguística I, Semântica e Morfossintaxe;
  2. ter cursado ou estar cursando a Oficina de Tecnologia Linguística.

O processo seletivo consistirá de análise de histórico escolar e entrevista e as inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico até quarta-feira, dia 12/04/2023.