Fechar menu lateral

Fractais na arquitetura africana

Os Fractais presentes na cultura africana apresentam padrões conscientes. Nesses padrões, na maioria das vezes, ocorre uma hierarquia, de modo que em cada iteração do algoritmo, é possível observar as interações de mitos, aprendendo assim um novo conhecimento. Além disso, são auto-similares, semelhantes entre si, mas não necessariamente similares entre si.

Vila africana de Logone Birni

A vila apresenta padrões geométricos, como por exemplo, retângulo dentro de outro retângulo e o caminho interno do palácio utiliza a forma de espiral. Além disso, é mapeado a escala social por meio da escala geométrica.

 

Imagem que retrata a situação de distribuição e organização de uma vila africana

Locação de uma vila africana.

Imagem que retrata uma planta de circulação do palácio da vila africana

Representação do caminho interno do palácio

 

Vila Ba-ila no sul da Zambia

A Vila Ba-ila é composta por um diâmetro de aproximadamente 400 metros em formato de anel. Cada anel representa os cercados familiares e os tamanhos aumentam a medida que vão para trás, onde está o anel do chefe.

 

Imagem que retrata a vila Ba-Ila, uma espécie de circunferência (anel).

Vila Ba-ila no Sul da Zambia

 

Cercas em Sahel

A forma das cercas em Sahel leva em consideração condições climáticas, como o vento e a poeira, formando colunas estreitas no topo, usando escalas não lineares. Dessa forma, por mais que seja trabalhoso, ao ser aplicado na prática é funcional.

 

Imagem de uma criança correndo próxima à uma cerca de Sahel.

Criança correndo próxima às cercas em Sahel

Ficou curioso para saber mais? No canal do Ted Talk o Professor Ron Eglash abordou um pouco mais sobre os fractais na aquitetura africana (abre o canal em outra aba).