Fechar menu lateral

Você sabia que as redes de rios são fractais?

Diversas estruturas presentes na natureza seguem padrões fractais. Assim como as árvores, as redes de rios são um exemplo de estrutura ramificada encontrada na natureza.

Mapa da região hidrográfica Amazônica, mostrando as ramificações dos rios.

Região Hidrográfica Amazônica Fonte: Agência Nacional de Águas

As ramificações presentes nas bacias hidrográficas possibilitam que as águas de uma extensa área sejam reunidas em um rio principal que possui um grande volume de água.

Cada bacia hidrográfica pode ser subdividida em bacias menores, chamadas sub-bacias. Estudos sugerem que as redes de drenagem das bacias hidrográficas apresentam os mesmos padrões quando observadas em diferentes escalas. Assim, é possível continuar esse processo e dividir também as sub-bacias em mais níveis de escala.

Imagem que retrata os níveis de ramificação da bacia amazônica

Figura 2: Níveis da Bacia Amazônica
Fonte: https://www.amazoniacienciaciudadana.org/portugues/novidades/niveis-bacia-amazonia/

A Geometria Fractal é uma importante ferramenta para descrever os mais diversos fenômenos naturais. Analisar os padrões existentes nesses fenômenos nos ajuda a entender a natureza e o mundo que nos cerca.

No site da Agência Nacional de Águas (ANA) é possível acessar um mapa interativo das regiões hidrográficas brasileiras (abre em nova aba). Você consegue identificar algum padrão?