Os Fractais presentes na cultura africana apresentam padrões conscientes. Nesses padrões, na maioria das vezes, ocorre uma hierarquia, de modo que em cada iteração do algoritmo, é possível observar as interações de mitos, aprendendo assim um novo conhecimento. Além disso, são auto-similares, semelhantes entre si, mas não necessariamente similares entre si.
Vila africana de Logone Birni
A vila apresenta padrões geométricos, como por exemplo, retângulo dentro de outro retângulo e o caminho interno do palácio utiliza a forma de espiral. Além disso, é mapeado a escala social por meio da escala geométrica.
Vila Ba-ila no sul da Zambia
A Vila Ba-ila é composta por um diâmetro de aproximadamente 400 metros em formato de anel. Cada anel representa os cercados familiares e os tamanhos aumentam a medida que vão para trás, onde está o anel do chefe.
Cercas em Sahel
A forma das cercas em Sahel leva em consideração condições climáticas, como o vento e a poeira, formando colunas estreitas no topo, usando escalas não lineares. Dessa forma, por mais que seja trabalhoso, ao ser aplicado na prática é funcional.
Ficou curioso para saber mais? No canal do Ted Talk o Professor Ron Eglash abordou um pouco mais sobre os fractais na aquitetura africana (abre o canal em outra aba).