Fechar menu lateral

Presépios

Foto do Presépio em cerâmica pintada, de autoria de Edneide Vitalino, originária do Alto do Moura (PE)

Presépio em cerâmica pintada, autoria de Edneide Vitalino – Alto do Moura (PE)

 

Em 1988, o prof. Antônio Weitzel iniciou uma série de exposições de presépios que, ao longo dos anos, tornaram-se tradição, recapitulando o feito de S. Francisco de Assis, que buscou, com a montagem do presépio, difundir o culto ao menino Jesus e inaugurou, com esta representação, um tema popular do sagrado, que se tornou um ícone para

Foto do Presépio na Caixa de fósforo, originário da Bolívia

Presépio na Caixa de fósforo, da Bolívia

a cultura cristã.

A coleção conta, hoje, com 42 conjuntos, feitos em materiais diversos. A procedência é variada. Existem presépios italianos, portugueses, bolivianos, equatorianos e de muitas regiões do brasil. O material utilizado revela a criatidade do universo popular, em especial, do brasileiro. Uns são anônimos, outros não.

 

 

Foto do Presépio em semente e palha de milho, de autoria de Doralice Horn, originário do Rio Negro (PR)

Presépio em semente e palha de milho, autoria de Doralice Horn – Rio Negro (PR)

De Piúma (ES) veio o presépio feito de conchas e corais, da artesã Nilce Bayert Taylor. Cícero Campos, de Divinópolis (MG), criou a Lapinha, com bolas de gude. Existem peças de muitos tamanhos, desde miniaturas, como uma obra boliviana feita em cerâmica, dentro de uma caixa de fósforos, a objetos maiores, como o de Elizabeth Silva, de Nova Era (MG) esculpida em braúna.