Fechar menu lateral

Galeria do Forum sedia mostra “Olhares”, do artista plástico Iriê Salomão

Florida – 45 x 35 cm – Nanquim e hachurado sobre aquarela

Com o olhar direcionado para Minas Gerais, sua maior inspiração, o artista plástico juiz-forano Iriê Salomão atravessa o interior mineiro, passando por suas montanhas, estradas desertas e históricos casarões, na exposição “Olhares”, que entra em cartaz a partir da próxima terça-feira, dia 1º de novembro, às 19h, na Galeria de Arte do Forum da Cultura.

Utilizando, através do nanquim, recursos de tracejado, hachuras e pontilhismo, que em algumas obras aparecem aplicados sobre a tinta aquarela e, em outras, no inesgotável preto e branco, o artista reúne uma série com mais de 10 obras. Nelas, os caminhos de Minas por vezes protagonizam um único personagem solitário: uma árvore, uma cerca, uma porteira… Os históricos casarios são retratados com suas tradicionais janelas e portas, na companhia de luminária pendente, em desgastadas paredes.

Árvore do Lajeado – 40 x 30 cm – Tracejado e reticulado sobre aquarela

Dedicado ao desenho como artista profissional há mais de 40 anos, Salomão já expôs por todo o Brasil e em diversos outros países. No Forum da Cultura, faz sua estreia: “É de grande importância para mim, artista dessa cidade, a realização dessa exposição no Forum da Cultura. Tenho o antigo sonho de expor neste ambiente da arte e da cultura, pelas memórias afetivas que tenho com essas salas, portas e paredes que percorria quando menino, sonhando um dia, me inserir na história dessa Casa, que esse ano comemorou seu cinquentenário”, afirma.

“Nessa exposição, retrato os ‘Olhares’ na busca de mim mesmo, afagando os lugares comuns, repousando nas opiniões óbvias, viajando pelo espaço da arte, revisitando lugares já conhecidos, porém os ‘Olhares’ não se repetem”, pontua o artista. Todas as obras que serão expostas foram concluídas durante os anos de 2020, 2021 e 2022 e, para Iriê Salomão, marcam uma longa carreira que se iniciou em 1979.

A mostra permanece em cartaz na Galeria de Arte do Forum da Cultura até o dia 11 de novembro, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306