Fechar menu lateral

Com a mostra “Eu também sou naïf”, do artista plástico Marco Raphael Nunes, o Forum da Cultura da UFJF dá início à programação do seu cinquentenário

Foto da obra de Marco Raphael

dever supremo: realização do ser – 2019 – Acrílica e grafite sobre tela

Inaugurando a temporada de mostras 2022, ano em que o Forum da Cultura completa 50 anos, o espaço cultural traz “Eu também sou naïf”, do artista Marco Raphael Nunes, que apresenta um recorte dos últimos dez anos de sua produção pictórica. Carioca, Marco Raphael se mudou para Juiz de Fora há seis anos. Tendo estudado pintura na Escola de Belas Artes (UFRJ) e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, já expôs algumas de suas obras em diversos locais do Rio de Janeiro, sendo contemplado em prêmios como “Conexão artes visuais – Funarte/Petrobras”, “Residência Capacete” e “Prêmio Shell Iniciativa Jovem”. 

Ao chegar à cidade de Juiz de Fora, entrou no Circuito Arte Atual, promovido pela UFJF, e expôs trabalhos na Galeria Hiato, do artista plástico Petrillo. Hoje, depois de se formar professor de ioga e dar aulas durante 13 anos, o artista possui um ateliê, onde une arte e aulas de ioga, suas duas grandes paixões. 

A questão principal do trabalho e o título da mostra são referências explícitas à liberdade da arte naïf, liberdade essa que pode ser usada também para definir o estado de moksha, o rompimento do ciclo do renascimento e da morte e a iluminação espiritual, que é a grande meta do yoga. No entanto, o artista destaca não se considerar um pintor naïf, que, em sua grande maioria, são autodidatas e sem formação sistemática ou acadêmica, mas atenta para as características desse estilo em seu trabalho, como cores vibrantes, cores primárias, espontaneidade, falta de um rigor acadêmico e, sobretudo, uma liberdade de expressão: “…esse meu trabalho tem um paralelo muito grande com o yoga e a palavra que talvez melhor defina o yoga seja liberdade”. 

Na mostra, serão expostos mais de 10 trabalhos inéditos, entre pinturas e desenhos, confeccionados com lápis grafite, caneta esferográfica, pastel oleoso e acrílica sobre tela e papel canson. “Eu venho trabalhando nessa série há mais de 10 anos, mais ou menos o mesmo tempo que eu pratico yoga. Estava na hora do trabalho sair do ateliê e ganhar uma vida própria. O Forum da Cultura é um espaço tradicional na cidade. E, nesse momento que estamos vivendo, é de suma importância valorizar e defender a universidade pública e seus aparelhos”, destaca Marco Raphael sobre estrear sua mostra na Galeria de Arte do Casarão.   

Foto da obra de Marco Raphael

espalha todo o seu ouro por aí – 2017 – Acrílica e caneta esferográfica sobre tela

A abertura acontece no dia 8 de março (terça-feira), às 19 horas. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, de 10h às 18h, seguindo até o dia 18 de março. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia e o uso de máscara durante toda a permanência no local. A mostra terá também repercussões nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook. 

Marco Raphael foi um dos artistas selecionados pelo Edital de Ocupação da  Galeria de Arte do Forum 2022, cujo resultado foi divulgado no último dia 14.

 

Galeria de Arte 

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra.

Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a Galeria de Arte do Forum da Cultura foi muito utilizada pelas promoções do circuito cultural das IFES mineiras. Importantes nomes da pintura do estado e da cidade tiveram suas obras expostas no local, que recebe jovens artistas e profissionais já consagrados, assim como coletivos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Visitação

O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • uso obrigatório de máscara;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850, a fim de evitar filas e/ou aglomerações. Em casos de grupos, o agendamento é necessário;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • manter o distanciamento físico de, no mínimo, 1 metro;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

 

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 18h.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850