O casarão centenário reabre suas portas na próxima terça-feira (30), após longo período de espera. Marcando o retorno, o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta a mostra “Cenas da Natividade”, desta vez em formato presencial e on-line, além de sua tradicional decoração de Natal. Com obras de artesãos brasileiros e estrangeiros pertencentes ao Museu de Cultura Popular, são exibidas diferentes perspectivas e linguagens utilizadas para representar o nascimento do menino Jesus, traduzindo, em forma de arte, esse momento de fé e devoção da narrativa cristã.
As peças são confeccionadas em múltiplas técnicas e materiais. São obras realizadas em cerâmica, tecido, palha de milho e de bananeira, saco de aniagem, conchas, bolinhas de gude e até mesmo rocha vulcânica, entre outros, que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores. Além das peças vindas de diversas regiões do Brasil, o acervo conta com presépios oriundos de países como Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola.
Tradição
Os presépios retratam o nascimento do menino Jesus numa humilde manjedoura, em Belém, e reúnem a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores e os animais do estábulo. A montagem de presépios é uma tradição cristã iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, com figuras vivas para celebrar e rememorar a esperança da chegada do menino Jesus.
Se naquela época o presépio era uma novidade, ele se popularizou e, além dos altares das igrejas, ganhou também espaço nas varandas e salas das casas dos fiéis e até nas decorações natalinas de centros comerciais. Tornou-se, assim, um tradicional ritual de fé e devoção e marco significativo nas comemorações de fim de ano, extrapolando elos religiosos, muitas vezes convertendo-se em uma peça decorativa desse período, que remete a lembranças positivas.
Casarão centenário
Quem passa pela Rua Santo Antônio, em frente ao casarão do Forum da Cultura, já se depara com a decoração especial que anuncia a chegada do Natal e comemora a reabertura do espaço e o retorno do público. Composta por guirlandas, flores vermelhas, fitas, ramos verdes e detalhes dourados, unidos à riqueza arquitetônica do espaço cultural, a ornamentação busca transmitir uma mensagem de esperança, alegria e perspectiva de dias melhores para o novo ano que se aproxima.
A decoração especial de Natal do Forum da Cultura começou a ser realizada em 2019, com excelente resposta do público – especialmente as crianças, que enxergam no velho casarão decorado uma espécie de casa de brinquedos. Ela se tornou uma atração para quem passa pelo local – muitos aproveitam para fotografar o espaço – e um programa para quem visita a cidade nesta época.
Passando pela fachada, o público pode fazer uma visita guiada pelo casarão, que é um exemplo da arquitetura da primeira metade do século XX e guarda a memória da Universidade, por lá ter abrigado a primeira sala de reitor da UFJF.
Galeria de Arte
Além da 33ª edição da tradicional mostra natalina do Museu de Cultura Popular e do passeio pelo casarão, quem visita o local também pode conferir a exposição “Percepções do Olhar”, na Galeria de Arte do espaço cultural. A mostra, composta por obras que fazem parte da pinacoteca do Forum da Cultura da UFJF, reúne trabalhos de artistas juiz-foranos e mineiros que retratam diferentes olhares sobre pessoas em variados contextos. Será possível conferir obras como “Algodão”, de Natale Chianello, também conhecido como Natálio Luz; “Paternidade”, de Maurizio Ferri, e “Raízes do Tempo”, de Walkíria Corréa Araújo.
Edital Ocupação da Galeria de Arte 2022
Com o retorno presencial, o Forum da Cultura abrirá, no dia 6 de dezembro, novo edital de ocupação do espaço para o ano de 2022. Os artistas que haviam se inscrito para ocupação da galeria em 2020, quando a pandemia impediu a realização das mostras, terão suas inscrições renovadas automaticamente, a menos que não tenham interesse em participar. A partir do dia 6 de dezembro, todas as informações estarão disponíveis no site do Forum e em nossas redes sociais. As mostras presenciais na galeria terão desdobramentos on-line nas mídias sociais do espaço cultural.
Visitação
O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:
- apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
- uso obrigatório de máscara;
- agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdaculturaufjf@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850, a fim de evitar filas e/ou aglomerações;
- levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
- manter o distanciamento físico de, no mínimo, 1,5m;
- número máximo de 4 pessoas por vez dentro da área expositiva para garantir o distanciamento físico;
- o tempo médio de visitação será de 25 minutos.
As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 14h às 18h.
Nas redes sociais
Buscando possibilidades sensíveis nesse contexto de retorno gradual, para que mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos, a exposição natalina será levada também para o universo digital, com uma versão on-line, que poderá ser acompanhada através dos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.
Mesmo com a reabertura e com “Cenas da Natividade” em cartaz no Museu de Cultura Popular da UFJF, a programação da exposição anterior (“Viagens Sonoras pelo Atlântico Negro”) segue on-line até o final do mês de novembro. No início de dezembro, a mostra natalina terá abertura também no universo digital.
As obras de “Cenas da Natividade” serão postadas toda terça e quinta-feira, a partir das 12h. Às terças-feiras, as publicações trarão informações referentes aos símbolos que compõem os presépios, enquanto as publicações que acontecerão às quintas-feiras terão seus conteúdos relacionados à totalidade das peças. Tanto a mostra on-line quanto a presencial permanecem durante todo o mês de dezembro.
Museu de Cultura Popular – UFJF
Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Endereço e outras informações:
Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdaculturaufjf@gmail.com
Instagram: @forumdaculturaufjf
Facebook: /forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 3215-3850