Fechar menu lateral

Emoções sombrias são tema de exposição

Desafio, de Dayana Souza

Nesta terça-feira (14), Dayana Souza inaugura sua exposição “O tédio, o vazio, o medo e a solidão”, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. Reunindo dez obras em óleo sobre tela, a mostra ficará em cartaz até o dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. A entrada é franca.

Trabalho autobiográfico

Tratando de temáticas comuns a todo ser humano, Dayana Souza revela que “O tédio, o vazio, o medo e a solidão” trata-se de uma mostra autobiográfica, ao expor sonhos e sentimentos da artista plástica, formada pela UFJF. “Expressei nos meus quadros o que está dentro de mim e coisas que vivi, como a solidão que senti depois da perda do meu pai, embora minha família estivesse comigo. Ou o tédio associado a um vazio desenvolvidos após minha formatura, enquanto eu não conseguia emprego”, afirma a pintora.

Além das próprias experiências, dois outros nomes foram essenciais para a construção do trabalho. A exposição é baseada no livro “Explicando a filosofia com a arte”, de Charles Feitosa, e influenciada pela obra do pintor espanhol Salvador Dalí. “Nesse livro, o Feitosa fala sobre morte, medos, tédio e solidão de forma filosófica e científica, o que serviu de embasamento e pesquisa para mim. Também fui influenciada pelo surrealismo de Salvador Dalí, suas obras oníricas e fantasiosas, marcadas pela mistura de cores”, explica Dayana.

Criados com figuras sombrias e cores densas, os quadros são considerados pela própria pintora obras assustadoras, mas passíveis de múltiplas interpretações.  “Espero que as pessoas observem os detalhes, como o feto e um revólver pintados na pupila do olho de ‘Meu medo vai pro ralo dos meus olhos’, que expressam, respectivamente, meus medos de ser mãe e da violência”, diz Dayana. Segundo ela, a intenção é despertar o questionamento do público a partir de uma identificação com as obras.