“Água de beber” é a exposição em cartaz no mês de novembro no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF. A mostra reúne utilitários domésticos em cerâmica utilizados para armazenamento de água. As visitações poderão ser feitas de segunda a domingo, das 14 às 20h, até o dia 02 de dezembro. A entrada é gratuita.
A mostra
A exposição proporciona aos visitantes o contato com obras que demonstram a habilidade de artesãos e oleiros, na modelagem da argila para a produção de cerâmicas utilitárias. Desse ofício surgem moringas, bilhas, cântaros e jarros que, além de decorativos, fizeram e ainda fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, que as utilizam para armazenar água e outros líquidos.
No total, são 33 peças confeccionadas em cerâmica, metal e madeira, oriundas de diversas regiões do Brasil e também de Portugal. Destaca-se um jarro de porcelana branca com pintura de flores em azul; a tradicional peça oriunda de Monte Sião, cidade localizada no Sul de Minas Gerais, reproduz desenhos de antigos azulejos portugueses, sendo a fábrica mineira a única a produzir este tipo de utensílio no Brasil. Também de Minas Gerais, as moringas e bilhas produzidas em cidades do Vale do Jequitinhonha chamam a atenção por reproduzirem silhuetas e rostos humanos.
Do artesanato português temos exemplares de regador, cântaro e cantarinha moldados em argila. Algumas dessas peças têm coloração diferenciada que imita o metal resultado da queima no forno utilizando madeira verde.
Museu de Cultura Popular
O Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. O acervo é composto por mais de três mil peças, organizadas em exposições temáticas que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.
Forum da Cultura
Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG
Evento: Mostra “Água de beber”
Dias: segunda a domingo, das 14 às 20h, até o dia 02 de dezembro
Telefone: (32) 3215-3850
Entrada: Franca