Livro reúne tirinhas de humor e crítica social
Após seis anos criando para internet, Douglas Zimmermann publica seu primeiro livro com uma seleção de suas melhores histórias em quadrinhos. As aventuras de quatro formigas que vivem em um mundo paralelo são contadas de forma lúdica, cheias de críticas bem humoradas. O lançamento da obra, intitulada Os Mullets, será no dia nove de dezembro, às 20h, no Forum da Cultura, que fica na Rua Santo Antônio, 1112.
Para realizar um sonho de infância, que era trabalhar com ilustrações, Zimmermann se inspirou na própria relação com três amigos de colégio para criar os Mullets. Doug, Felipe, KC e Uélei vivem em Juiz de Fora e fazem o ensino médio juntos. Cada personagem tem uma característica que lhe é peculiar: um alegre, um falante, um mal-humorado e um tecnológico. E a partir de estereótipos, o autor compõe pequenas narrativas, que contam também com a aparição de outros personagens coadjuvantes.
As tirinhas abordam temas presentes no cotidiano das pessoas, como política, meio
ambiente, internet, fatos históricos, comportamento, entre outros. Em geral, as temáticas vêm acompanhadas de humor despretensioso que chegam à ironia em alguns momentos. “A comédia está presente em toda a obra dos Mullets e é através dela que pretende-se sensibilizar os leitores”, enfatiza Zimmenmann. De acordo com o autor, em primeira instância, o livro busca oferecer entretenimento. No entanto, trata-se de ofertar uma distração de qualidade e formativa, ou seja, “não será uma diversão ‘gratuita’, pois, com este trabalho, queremos levar o leitor a refletir sobre nossa sociedade como cidadãos”, completa.
Até agora, os quadrinhos eram apresentados no site www.osmullets.com.br, que recebe cerca de 500 page views por mês. Com a publicação impressa, pretende-se ampliar a divulgação do trabalho. Além disso, consiste numa outra alternativa para os leitores, uma vez que, segundo o autor, a procura pelas histórias em quadrinhos tem sido cada vez maior e o gênero reconhecido como boa literatura.
Os Mullets é indicado para todas as idades e se direciona, em especial, ao público juiz-forano. Segundo o autor, a maioria das narrativas contemplam a realidade de Juiz de Fora e, com isso, espera-se despertar nos juiz-foranos o sentimento de identidade. O livro é fruto de um projeto contemplado pelo Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.