Durante o mês de julho, o Forum da Cultura, da UFJF exibe a mostra “Pratos”, no Museu de Cultura Popular. As 19 peças expostas são de materiais e procedências variadas e relembram a história e a importância deste objeto de utilidade diária, na cultura popular brasileira e mundial. As visitas seguem de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, até o dia 01 de agosto. A entrada é franca.
O prato e o tempo
Na antiguidade, as pessoas comiam de forma coletiva e as refeições eram servidas em grandes tabuleiros. O prato surgiu, a princípio, como um elemento de elite feito exclusivamente para os nobres, enquanto os plebeus comiam em caçarolas. Com o passar do tempo, tornou-se utilidade de cozinha e também obra de arte e decoração. Ele deixou de ser um simples objeto utilitário para ser, também, um elemento de estética.
Atualmente, os pratos são feitos dos mais variados tamanhos, padrões e desenhos, com riqueza de cores, detalhes e formatos diversos. É comum encontramos um exemplar enfeitando estantes, móveis e paredes das casas.
A mostra
A diversidade da mostra traz pratos em cerâmica, porcelana, cobre, vidro, alumínio esmaltado e estanho, pintados e modelados, com
função utilitária ou simplesmente como objeto decorativo. As obras, de acervo do Museu e coleção particular, são de origem brasileira, portuguesa, alemã, chilena, italiana e japonesa e carregam em si marcas de épocas e estilos de cada um dos povos representados.
Das representações de figuras da Commedia Dell’Arte, passando por ícones decorativos de espaços da cidade de Verona, a mostra oferece pratos tradicionais, como os esmaltados e outros mais sofisticados, como uma peça chilena em cobre e uma alemã em estanho.