Os passos da paixão de Jesus Cristo estão representados na mostra ‘Paixão de Cristo’, no Museu de Cultura Popular. Com painéis adornados de roxo, cor que simboliza o luto e a penitência do período da Quaresma, as peças expostas representam cenas da via sacra de Jesus, composta por seis passos: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação/Coroação de Espinhos, Calvário e Crucificação. A mostra fica aberta à visitação de segunda a sexta, das 14h às 18h, até o dia 29 de abril. A entrada é gratuita.
O Passo do Horto está simbolizado pela estatuária ‘Jardim nas Oliveiras’, momento em que Cristo teme a morte e pede que o Pai o afaste do cálice que contém o féu que deverá ser bebido. O Passo do Calvário está representado pela obra ‘Jesus a caminho do calvário’, caminho feito por Cristo até o ato da crucificação.
Dois seis crucifixos expostos, merece destaque o ‘Cristo Operário’, confeccionado pelo artista Ulisses e procedente de Itinga (MG), que representa Jesus e seu amor pelos trabalhadores, pelas pessoas que estão envolvidas no processo produtivo. Um dos símbolos da Igreja Católica, o oratório, confeccionado pela artesã portuguesa Rosa Ramalho, também está exposto.
As dezessete peças expostas, confeccionadas com materiais de gesso a resina, de cerâmica a metal, são originárias de várias localidades brasileiras como: Amazonas, Belo Horizonte, Pernambuco, Bahia, entre outros. Há ainda peças originadas da Espanha, Portugal, Itália e Estados Unidos.
Ao exibir cenas da paixão de Cristo, a exposição relembra o período bíblico conhecido como Quaresma, momento de penitência, composto por 40 dias que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e encerrando com a celebração da Páscoa.