Fechar menu lateral

Mostra resgata os passos da Paixão Cristo


Face de Jesus de Cristo talhada em madeira originária de Tefé (AM)

 

Os passos da paixão de Jesus Cristo estão representados na mostra ‘Paixão de Cristo’, no Museu de Cultura Popular. Com painéis adornados de roxo, cor que simboliza o luto e a penitência do período da Quaresma, as peças expostas representam cenas da via sacra de Jesus, composta por seis passos: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação/Coroação de Espinhos, Calvário e Crucificação. A mostra fica aberta à visitação de segunda a sexta, das 14h às 18h, até o dia 29 de abril. A entrada é gratuita.

O Passo do Horto está simbolizado pela estatuária ‘Jardim nas Oliveiras’, momento em que Cristo teme a morte e pede que o Pai o afaste do cálice que contém o féu que deverá ser bebido. O Passo do Calvário está representado pela obra ‘Jesus a caminho do calvário’, caminho feito por Cristo até o ato da crucificação.

Dois seis crucifixos expostos, merece destaque o ‘Cristo Operário’, confeccionado pelo artista Ulisses e procedente de Itinga (MG), que representa Jesus e seu amor pelos trabalhadores, pelas pessoas que estão envolvidas no processo produtivo. Um dos símbolos da Igreja Católica, o oratório, confeccionado pela artesã portuguesa Rosa Ramalho, também está exposto.

As dezessete peças expostas, confeccionadas com materiais de gesso a resina, de cerâmica a metal, são originárias de várias localidades brasileiras como: Amazonas, Belo Horizonte, Pernambuco, Bahia, entre outros. Há ainda peças originadas da Espanha, Portugal, Itália e Estados Unidos.

Ao exibir cenas da paixão de Cristo, a exposição relembra o período bíblico conhecido como Quaresma, momento de penitência, composto por 40 dias que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e encerrando com a celebração da Páscoa.