Fechar menu lateral

Forum exibe mostra de cerâmica

 

A exposição pode ser visitada até o dia 25

Nesta terça-feira, dia 13, Júlia Vitral estreia sua exposição “Cerâmica: um olhar sobre o vazio das formas”, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura. A mostra ficará em cartaz até o dia 25 de setembro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h30. A entrada é franca.

Sobre o vazio das formas

Serão exibidas, ao todo, 24 peças, construídas com técnicas mistas e finalizadas com temperaturas variadas de queima entre 715ºC e 1249ºC. De acordo com a artista, as obras são frutos de um trabalho realizado através de estudos, práticas e pesquisas para a construção das superfícies das amostras.

A inspiração para o título da exposição vem do fato de que a cerâmica é construída a partir de um vazio. “Há uma mão de dentro – o torno – e uma mão de fora subindo a peça. O vazio está lá para permitir esta construção”, explica Júlia. Além disso, a formação da cerâmica passa “pela fluidez da água, pela fragilidade da terra, pelo fugidio do ar e pelo imponderável do fogo. Ao chegar ao fogo, qualquer vontade final do artista sobre a peça já não existe mais. O que resta é apenas um enigma, independentemente da técnica, seja ela mais simples ou mais complexa”, esclarece.

Além de artista, Júlia Vitral também é dentista, formada em Odontologia e Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Para a juiz-forana, as duas profissões lhe dão prazer, de forma que uma não exclui a outra. “Eu não encaro a cerâmica como um ‘hobby’, nem a odontologia como um ‘trabalho’, ou vice-versa”, conclui.