
Evento faz parte da programação da 19ª Primavera dos Museus
No dia 22 de setembro, próxima segunda-feira, às 19h, o Museu de Cultura Popular estende seu horário de funcionamento para tratar de um tema contemporâneo: “Mudanças climáticas e os impactos na biodiversidade”. Este é o mote para um bate-papo com o professor Henrique Costa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFJF). Estarão presentes na conversa tópicos como os impactos na biodiversidade em geral, entre outros, e como as boas alternativas que têm sido feitas podem ajudar a reverter este cenário. O evento é gratuito, aberto à comunidade e conferirá certificado aos presentes. O endereço do Museu de Cultura Popular é a Rua Santo Antônio, nº 1112, no centro.
A programação faz parte da 19ª Primavera dos Museus e está alinhada com a exposição ‘Asas’ no Museu de Cultura Popular, que aborda a representação das mais diferentes aves na produção de artesãos brasileiros e estrangeiros. A mostra segue em cartaz até o dia 3 de outubro e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Trabalho em parceria
Pela primeira vez, o Museu de Cultura Popular trabalha em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) dentro da Primavera dos Museus. O objetivo é estreitar os laços entre as instituições da UFJF e propor reflexões em conjunto acerca do tema proposto nesta edição da Primavera dos Museus. Confira a programação proposta pelo MAEA:
Oficina “Terra em Transe”: Reflexões arqueológicas sobre as mudanças climáticas
Realizada no Laboratório Didático de Arqueologia, no Centro de Ciências, voltada principalmente para o público escolar, a oficina propõe, por meio da vivência de uma escavação arqueológica, provocar reflexões sobre como a ciência arqueológica pode trazer informações importantes sobre a ação humana agindo nas mudanças climáticas. A atividade vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 08h às 17h; para participar da oficina, é preciso fazer agendamento prévio no site do Centro de Ciências da UFJF. Local: Centro de Ciências – Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro – Juiz de Fora – 36036-900
Mesa Redonda: Reflexões sobre as mudanças climáticas na perspectiva dos povos originários
A Mesa Redonda objetiva discutir a questão do clima, a partir dos processos de luta ambiental, das pesquisas acadêmico-científicas e, principalmente, à luz do ponto de vista dos povos originários, que respondem por 80% das áreas protegidas no planeta e somam apenas 5% da população. Os convidados para comporem a Mesa são: Inaiê Apoenã (indígena pataxó – graduada em Direito), Luciana Bittencourt (professora do Departamento de Turismo-UFJF) e Cézar Barra (professor do Departamento de Engenharia-UFJF). A mesa redonda acontecerá no dia 23 de setembro, das 19h às 21h.) Local: Centro de Ciências – Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro – Juiz de Fora – 36036-900. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e possui abrangência nacional. Todos os anos, no mês de setembro, museus de todo o país mobilizam suas programações ao tema central proposto pelo órgão, com o objetivo de aproximar os museus da sociedade. Em 2025, o tema é “Museus e Mudanças climáticas”. Entre os dias 22 e 28 de setembro, as instituições participantes promovem reflexões e democratização do acesso à cultura e informação ao público.
Museu de Cultura Popular – UFJF
Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.
Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.
As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando, dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para a sociedade.
O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Endereço e outras informações
Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306
Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF
Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro
Juiz de Fora – 36036-900
(32) 2102-6380