Fechar menu lateral

Músicos, ritmos e instrumentos populares ganham destaque em nova exposição no Forum da Cultura

Atenção de quem está lendo, este verso é pra você. Um encontro entre músicos está prestes a ocorrer. Vem do Sul, vem do Nordeste, vem do Norte e do Sudeste, Centro-oeste também rege, essa orquestra vamos ver. Com a liberdade poética do repente, arte do improviso cantado, o Forum da Cultura da UFJF anuncia ‘(En)Cantos do Brasil’, nova exposição em cartaz no Museu de Cultura Popular ao longo do mês de julho.

A mostra reúne mais de 40 peças produzidas por artesãs e artesãos de diferentes regiões do Brasil e do mundo. As obras – cada uma com sua especificidade de estilo, material e tonalidade – retratam múltiplas manifestações do universo musical. Estarão em exibição, por exemplo, representações de corais, sanfoneiros, tocadores de viola, trios musicais, pífaros, entre outros.

As obras são oriundas de localidades como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco; e até mesmo de outros países, como é o caso de um tambor do Marrocos. Essa pluralidade de origens também reforça o alcance e potencial da música como expressão artística universal que nos iguala e aproxima como seres humanos. Trata-se de uma linguagem que, apesar de limitações linguísticas, por exemplo, é capaz de provocar sensações e emoções em qualquer pessoa que for exposta à mesma.

Entre os destaques da exposição estão os instrumentos como tambor, chocalho e reco-reco. Feitos em madeira, casca de coco, bambu, cerâmica e outros materiais, tais objetos carregam mais do que a produção de sonoridades, eles contam a história do Brasil, remontando a grupos étnicos que os criaram ou os utilizaram ao longo de séculos.

Para o conservador e restaurador de bens culturais do Forum da Cultura, Victor Dousseau, a exposição busca refletir sobre a valorização da música. “Ultrapassando barreiras de tempo e espaço, a música está presente nas mais diversas culturas como forma de expressão, transmissão e evocação de sentimentos, e em distintas situações, como celebrações, solenidades e rituais, ou na educação, como instrumento terapêutico, entre outras inúmeras finalidades”, explica. “O trabalho do Museu de Cultura Popular é manter essas tradições preservadas e ao alcance do maior número de pessoas possível”, conclui.

A essência sonora brasileira também estará presente na exposição por meio da exibição de vídeos de apresentações musicais de grupos de diferentes estados do Brasil, como, por exemplo, a “Banda de Pífanos” de Pernambuco, a banda “Os Serranos” do Rio Grande do Sul e a banda “Mestres da Guitarrada”, do Amazonas. Com instrumentos típicos e suas melodias envolventes, os vídeos e sons compõem a ambiência levando os visitantes a sentirem as vibrações de ritmos marcantes.

“(En)Cantos do Brasil” segue em cartaz até o dia 1º de agosto, com visitações de segunda a sexta, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

Com um rico acervo de mais de 3 mil peças, o Museu de Cultura Popular é um importante espaço de preservação, resgate e valorização da arte oriunda de expressões e tradições populares.

Entre estatuárias, artefatos indígenas, brinquedos antigos, peças de crenças religiosas e outros diversos itens, das mais distintas origens, o visitante tem a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem a outros tempos e locais, muitas vezes desconhecidos. O museu abriga objetos da cultura nacional e também de estrangeiras.

As peças, de natureza singular, aguçam a curiosidade e atuam como pontos de contato entre pessoas e culturas diferentes, propiciando, dessa forma, um intercâmbio extremamente importante para a sociedade.

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

  

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306