Fechar menu lateral

Grupo Divulgação celebra 59 anos com mostra de fotografias históricas e três novos espetáculos teatrais

O mês de julho no Forum da Cultura é marcado por múltiplas celebrações em homenagem aos 59 anos do Grupo Divulgação (GD), comemorados em 7 de julho. Nesta terça-feira, dia 1º, a partir das 18h30 ocorre a abertura da mostra “Passos e espaços”, que apresentará os diversos locais em que o grupo já se apresentou em Juiz de Fora. No sábado, dia 5, às 20h, o núcleo de terceira idade do GD apresenta o espetáculo “O Feitiço da Vila” que revisita a trajetória de Noel Rosa. No domingo, dia 6, às 17h, o núcleo adolescente sobe ao palco para apresentar “Liberdade”. E na segunda, dia 7, às 19h, um grupo de sete integrantes do núcleo da terceira idade encena uma peça surpresa. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

 

Mostra “Passos e espaços”

 

Com uma série de registros fotográficos, o Grupo Divulgação leva os visitantes a um passeio pelo tempo, revisitando alguns dos ambientes por onde se apresentaram com suas peças teatrais, antes de se instalarem no Forum da Cultura. Mais do que um acervo, cada imagem revela o amor, a dedicação e o desejo genuíno de fazer a arte de encenar encantar o maior número de pessoas possível.

A exposição será dividida em três partes. A primeira contará com fotografias de espetáculos realizados em espaços, como, por exemplo, a antiga Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora (Fafile), o salão da Escola de Enfermagem, o Conservatório Brasileiro de Música, a Sociedade Umberto Primo, o Círculo Militar, o Cine Theatro Central, o Parque Halfeld, a atual Câmara Municipal, além de praças, adros de igrejas, entre outros.

Espetáculo “Escorial” (1971)

A segunda parte será dedicada à Casa D’Italia, local onde o Divulgação, a partir de 1968, realizou diversos espetáculos. Naquele período, o espaço era o principal ponto onde se apresentava teatro em Juiz de Fora, mesmo diante das ameaças iminentes de censura, devido ao AI-5, medida tomada pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. A mostra trará registros históricos de peças como Electra (1968) e Diário de um louco (1969), esta última, censurada na noite de estreia.

Já a terceira parte retrata a longeva fase do GD no Forum da Cultura da UFJF. Foi no casarão centenário que o grupo se estabeleceu de 1972 até os dias atuais, trazendo ao longo de mais de 50 anos, milhares de pessoas para assistirem seus espetáculos. Fotografias de peças como, “Pedreira das Almas” (1977), “O Rei da Vela” (1982), “Girança” (1985/1986) e “O Doente Imaginário” (2013), estarão em exibição.

Guiando o grupo em sua jornada pelos palcos da vida está o teatrólogo, professor e coordenador do Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro, que relembra com carinho toda a trajetória percorrida ao longo das décadas. “É preciso sempre um local para o encontro. Templos, salões de baile, praças e esquinas são marcos que a memória conserva para ser despertada. Teatro, para mim, sempre foi um local de encontro. Rever esses espaços é lembrar de estações visitadas. Como nos circos da vida, muitos locais nos serviram de abrigo, fizemos espetáculos em cima de mesas de refeitório, ocupamos praças nos mais diversos bairros da cidade, mostrando na rua o trabalho pesquisado”.

Espetáculo “Electra” (1968)

Para a atriz, coordenadora dos projetos de extensão do GD e professora da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, Márcia Falabella, a mostra também é a oportunidade de o público ter contato com uma parte menos conhecida da história do Divulgação. “Muitas vezes, as pessoas acreditam que o grupo nasceu no Forum da Cultura. Entretanto, houve um momento de itinerância, antes do ano de 1972, quando nos fixamos no casarão”, explica ela. “Esse período foi muito importante para alcançarmos um grande público, até chegarmos ao Forum, que nos deu a chance de plantar raízes e fazer crescer diversos projetos”, conclui.

A mostra “Passos e espaços” segue em exibição até o dia 18 de julho, com visitações gratuitas de segunda a sexta, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

 

Espetáculo “O Feitiço da Vila”

 

Os 20 integrantes do Núcleo da Terceira Idade do Grupo Divulgação sobem ao palco no sábado, dia 5, às 20h, para contarem e representarem momentos marcantes da vida de Noel Rosa.

As músicas do sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista carioca, um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil, ganham destaque nessa montagem que carrega a assinatura marcante do GD.

Canções como “Feitiço da Vila”, “Palpite Infeliz”, “Cantoras do rádio”, “Fita amarela”, “O orvalho vem caindo”, “Até amanhã”, entre outras, ganham interpretações repletas de alegria e irreverência, interpretadas pelas atrizes e atores que dão vida à população de Vila Isabel.

A apresentação é única e os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria, com uma hora de antecedência. A distribuição de ingresso está sujeita à lotação do espaço.

 

Espetáculo “Liberdade”

 

No domingo, dia 6, às 17h, os integrantes do núcleo adolescente entregam ao grande público a montagem “Liberdade”.

O espetáculo inicia-se com texto de Millôr Fernandes, que ganham novas adaptações especificamente para a peça. O público poderá ainda conhecer parte da história da Revolução Francesa (1789 – 1799), em que o país se divide entre dois grupos políticos, os jacobinos e girondinos.

Como em outros espetáculos do GD, canções marcantes em formato de coro também integram a peça.

A apresentação é única e os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria, com uma hora de antecedência. A distribuição de ingresso está sujeita à lotação do espaço.

 

Espetáculo surpresa

 

Na segunda-feira, dia 7, às 19h, um grupo de sete alunas do núcleo da Terceira Idade do Grupo Divulgação apresentam um espetáculo surpresa em homenagem ao Professor José Luiz Ribeiro.

Nas palavras de Vera Lúcia Espíndola, uma das atrizes que estará no palco, “trata-se de uma adaptação livre de uma peça teatral que atravessa o tempo e vale a pena ser contada enquanto a humanidade puder ver e ouvir.”

A apresentação é única e os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria, com uma hora de antecedência. A distribuição de ingresso está sujeita à lotação do espaço.

 

Mais sobre o Grupo Divulgação

 

O Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão em artes cênicas, que se iniciou como um grupo de teatro universitário, nascido em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras.

Formado por professores e acadêmicos, o CET se fundamenta como um grupo de pesquisa em artes cênicas, possibilitando, através do ensino, a difusão de conhecimentos e a extensão de uma vasta produção teatral junto às comunidades, visando à inclusão social e à construção de cidadania.

Seu repertório atesta um compromisso com a difusão da dramaturgia universal, possibilitando ao público um encontro com reflexões que, ao longo dos tempos, espelhou o ser humano, seus conflitos, angústias e sonhos. As encenações diversificadas criaram a oportunidade para os atores encontrarem a pesquisa cênica. Cada encenação tem uma visão particular que dialoga com a realidade nacional.

 

Forum da Cultura

 

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306