Fechar menu lateral

Museu destaca arte em tecelagem

Miniatura de almofada de bilros

Está em cartaz no Museu de Cultura Popular, no Forum da Cultura, a exposição “Tramas Tecidas”. A mostra faz um resgate do trabalho de tecelagem na cultura brasileira e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, até o dia 1º de maio. A entrada é franca.

Para apreciar

Toalhas, mantas, tapetes, caminhos de mesa, proteção para bico de chaleira, entre outras peças, integram “Tramas Tecidas”, revelando a beleza artesanal em artigos de valor utilitário e decorativo. Uma colcha centenária, procedente de Patos de Minas (MG), ganha destaque na mostra: “Um pai pediu a filha para que, quando ele morresse, ela entregasse essa colcha ao Museu. O desejo do pai era que a colcha fosse preservada, pois teria sido feita pela mãe dele com algodão que ela mesma tinha plantado, cardado e tingido”, conta José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura.

Mas a exposição não exibe apenas o resultado final do processo de tecelagem. Os visitantes também poderão ver almofadas de bilros, evidenciando uma ferramenta utilizada na confecção de rendas, e representações de mulheres rendeiras, valorizando quem faz. “O trabalho de tecelagem está no universo cultural da produção brasileira atestando um trabalho de paciência da mulher. Das rendeiras do nordeste até as de Santa Catarina, nós encontramos um trabalho minucioso que une a cultura brasileira à cultura vinda de outros países pelas mãos de imigrantes”, desta Ribeiro.