Fechar menu lateral

Galeria de Arte do Forum da Cultura recebe exposição com presépios criados em laboratório de artes manuais

Entre os dias 17 e 20 de dezembro de 2024, a Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe a mostra “Construindo Presépios”, que reúne trabalhos realizados pelos participantes do “Laboratório de Criação Artística: construindo Presépios”. A abertura da mostra ocorre na próxima terça-feira, dia 17, a partir das 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

“Foi uma chance que tive de deixar que minha criança interior se manifestasse”, relata a memorialista e produtora cultural Lucínia Scanapieco

Ao todo são 10 obras criadas a partir de diferentes técnicas, como giz de cera, colagem, desenho, entre outros. A criação de cada um dos presépios em formato 2D (obra bidimensional definida em duas dimensões planas – altura e largura – sem profundidade) ocorreu na última terça-feira, dia 10 de dezembro. Tratou-se de um espaço para desenvolvimento da criatividade e habilidade manuais, em que cada participante pode trazer sua bagagem artística e suas inspirações a fim de dar vida a presépios variados.

“Criança e adultos confraternizando ao redor da mesa enquanto interpretam com as suas artes, o nascimento de Jesus.”, nos conta a artista plástica Dayse Lamas sobre o Laboratório de Criação

O resultado foi alcançado com sucesso. A mostra traz uma pluralidade de estilos, cores, texturas e materiais que salta aos olhos. “O objetivo do laboratório foi justamente permitir que diferentes pessoas, com múltiplos estilos, se encontrassem em torno de uma mesa, compartilhassem histórias, experiências, ideias e afeto também. Foi um momento muito agradável, cujos frutos poderão ser conferidos numa exposição realmente diversificada”, relata Franciane Lúcia, conservadora e restauradora de bens culturais do Forum da Cultura.

Ao longo do processo, os artistas puderam criar suas próprias versões da simbólica noite de dezembro, representando figuras icônicas, como a humilde estrebaria em Belém, as figuras do menino Jesus na manjedoura, a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores, a estrela, os anjos e os animais do estábulo.

Uma dessas artistas foi a memorialista e produtora cultural Lucínia Scanapieco, que encontrou no laboratório a oportunidade de colocar no papel ideias que há muito habitavam apenas o universo de sua imaginação. “Foi uma chance que tive de deixar que minha criança interior se manifestasse e fosse feliz em meio a papéis e lápis coloridos criando uma arte que trouxe à tona minha paixão pelo Natal e por um lugar que representa alegria que é a praia”, relata.

A artista plástica Dayse Lamas foi outra participante que aproveitou o momento enquanto espaço de trocas. “O laboratório de criação de presépios foi puro divertimento. Cortando, colando, criando e compartilhando experiências. Criança e adultos confraternizando ao redor da mesa enquanto interpretam com as suas artes, o nascimento de Jesus. Foi muito bom participar”, destaca.

As visitações, gratuitas e abertas ao público em geral, ocorrem das 10h às 19h.

 

Uma expressão cultural

O hábito de montar presépios surgiu como uma prática vinculada à religião católica, ganhou adesão entre seus fiéis – além de pessoas não necessariamente católicas –, segue viva e é transmitida de geração em geração. Nas festividades de final de ano, é possível encontrar presépios montados em espaços públicos, museus, igrejas, clubes e casas particulares, cada um deles com materiais como argila, papelão, material reciclado, madeira, entre outros.

A criação dessas representações também varia de acordo com a região, costumes e com o próprio período em que são realizadas, sendo, inclusive, um meio de expressar a cultura e o estilo de vida de determinado grupo. Alguns presépios incluem, por exemplo, elementos típicos, como animais, alimentos, utensílios domésticos, vegetação e outras representações das tradições da localidade.

Ainda assim, vale reforçar que, apesar dos múltiplos formatos, matérias-primas e procedências, o simbolismo dos presépios mantém-se o mesmo, trazendo à tona, de quem os contempla, o sentimento de fé, esperança e união entre as famílias e povos.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306