O Forum da Cultura tem o prazer de anunciar a exposição “Azul da Natureza: Plantas Medicinais em Cianotipia”, do artista Ricardo Marigo, que promete levar o público a uma jornada sensorial única, onde arte e natureza se entrelaçam em um diálogo visual profundo. Com um enfoque especial na técnica da cianotipia, Marigo transforma plantas medicinais em verdadeiras protagonistas de suas obras, capturando a essência e a alma da natureza. O artista, que já expressava sua admiração pela natureza através da fotografia, se encantou pela técnica da cianotipia em uma oficina realizada em 2019. “Desde então, eu vinha pensando em uma forma diferente e original de fazer as pessoas conhecerem essa arte”, conta Ricardo.
Cada peça da exposição é resultado de um cuidado meticuloso e de uma pesquisa aprofundada, revelando não apenas a beleza estética, mas também o poder curativo das plantas e suas interações com a luz do sol. Residente na cidade de Guarani, a 70 km de Juiz de Fora, Marigo encontrou na cultura das cidades pequenas de Minas Gerais a inspiração para as obras da exposição. “No interior, a gente usa planta medicinal para quase tudo”, reflete. A partir desta inspiração, o artista buscou, em seu quintal e no quintal de vizinhos e amigos, as protagonistas das obras de sua mostra. Boldo, tanchagem, hortelã e guaco são exemplos de plantas que estão presentes no dia a dia do interior e que fazem parte da obra do artista.
A icônica tonalidade azul das cianotipias cria uma atmosfera de serenidade e introspecção, convidando o espectador a mergulhar em uma reflexão sobre a conexão ancestral entre o ser humano e o meio ambiente.
Ricardo Marigo não se limita a exibir suas criações; ele propõe uma reflexão sobre o valor intrínseco da natureza e a importância de sua preservação. Sua obra se destaca por ser, ao mesmo tempo, contemplativa e educativa, reafirmando o compromisso do artista com a valorização da cultura popular e a sustentabilidade. A exposição ressalta a relevância das plantas medicinais na formação de uma consciência ecológica e social.
Todos estão convidados a explorar essa experiência única e a se deixar levar pelo encantamento das cianotipias de Marigo.
A exposição fica em cartaz até o dia 11 de outubro e às visitações ocorrem de segunda a sexta, de 10h às 18h, no Forum da Cultura/UFJF. Entrada Gratuita.
Galeria de Arte
O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas, que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos. Em janeiro de 2024, o espaço passou por reforma, substituindo as antigas placas de madeira por novas, garantindo assim, um espaço renovado com estruturas reforçadas para as mostras a serem expostas. O sistema de iluminação também foi renovado, possibilitando mais destaque para as obras em exibição.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Endereço e outras informações
Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306