Grupo Divulgação estreia peça infantojuvenil “A Mochila Mágica” nesta sexta, 17

Um pequeno habitante do Sol desembarca na Floresta Amazônica. Após perder sua mochila, repleta de objetos importantes para sobreviver na Terra, ele vive grandes aventuras. Essa é a premissa de “A Mochila Mágica”, novo espetáculo infantojuvenil do Grupo Divulgação, que será apresentado no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A estreia acontece nesta sexta-feira, 17, às 20h30. Depois, o espetáculo cumpre temporada aos sábados e domingos de maio e junho, às 17h. A peça tem texto e direção de José Luiz Ribeiro, imortal da Academia Brasileira de Cultura.

Na história, o extraterrestre que caiu do Sol, Haito, conta com a ajuda de um pica-pau chamado Pica-Paul. Após um momento inicial de desconfiança por parte do pássaro habitante da floresta, os dois iniciam uma nova amizade. Haito percebe que perdeu sua mochila e, então, junto com Pica-Paul, embarca em uma busca pela mata. No percurso, a dupla encontra outros habitantes da floresta, como a Coruja Sofia – a sábia conselheira da floresta -, a Mãe do Mato e os espíritos das águas.

Segundo o autor e diretor, a intenção é levar o público a uma viagem pelo universo infantil, proporcionando um momento mágico para as crianças. Outro objetivo da obra é desafiar noções pré-estabelecidas, o que é feito através de uma nova abordagem dos personagens de narrativas tradicionais, como o Coelho da Páscoa e o Lobo Mau. Nelas, o Coelho se ressente por ser lembrado apenas na Páscoa, enquanto o Lobo Mau revela que não é tão mau quanto parece e apresenta sua própria versão da história.

“É uma reflexão sobre a inclusão, sobre como o diferente só pode ser compreendido através do afeto. Sem afeto, não podemos alcançar a igualdade. Então, estamos oferecendo uma oportunidade para o Lobo Mau contar sua versão da história, para o Coelhinho compartilhar seus traumas e para Haito fazer uma visita afetuosa a esse universo infantil”, reflete Ribeiro, que também é coordenador do Grupo Divulgação.

Lição sobre afetividade

Outras questões da atualidade estão presentes no texto de “A Mochila Mágica”, como o cuidado com o meio ambiente. Em tempos de eventos extremos relacionados ao clima, a importância de não botar fogo na floresta é uma mensagem propagada pelo texto. Cuidado que deve ser realizado para evitar “as enchentes que levam tudo”, como escreve José Luiz Ribeiro.

Para a atriz do Divulgação e professora do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom), Márcia Falabella, a peça tem diversas “camadas de leitura”, com ensinamentos sobre aceitação e solidariedade.

“Esse ser extraterrestre cai na floresta e ali falamos de solidariedade porque o Pica-Paul ajuda o Haito a procurar a mochila. A questão da perda do objeto, em uma sociedade em que as pessoas estão desatentas e a peça fala dos cuidados que devemos ter com as nossas coisas. Então a peça trata de afetividades, comunicação, cuidado com a natureza”, afirma.

Elenco e equipe

O elenco é composto por Aian Cruz (Folhal, Coelhinho, Cambone e Rio), Ashley Assis (Primavera, Cambone e Hidralina), Bruno Schultz (Coelho Arnaldo, Cambone, Rio), Clara Almeida (Velha das Ervas, Violeta, Hidrilda), Fernanda Borges (Rosa Flor, Cambone, Hidrante), Helena Vasconcellos (Hidral, Coelhinho, Cambone), Igor Santos (Pica-Paul), Lúcio Araújo (Haito), Márcia Falabella (Coruja Sofia) e Mateus Omar (Lobo Heraldo, Coelhinho).

O figurino é de Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Lendel Smânio. No apoio ao espetáculo, Dowglas Mota, Letícia Rezende e Taynara Miguel. A fotografia é de Dowglas Mota e Pedro Moysés; o cartaz é de Márcia Falabella. Os arranjos musicais foram compostos por Dionísio Giovanini. As músicas originais são de Eduardo Arbex e José Luiz Ribeiro. Cenário, desenho de luz e direção são de José Luiz Ribeiro.

Entrada e convites

Servidores docentes e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da UFJF na ativa ou aposentados, trabalhadores terceirizados e estudantes com assistência estudantil da UFJF podem retirar um par de convites na bilheteria do teatro. Basta apenas apresentar comprovante de vínculo com a Universidade, como carteira funcional ou contracheque.

O Teatro do Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, Centro. O espaço conta com ar-condicionado para garantir maior conforto ao público.

“A Mochila Mágica”

Teatro do Forum da Cultura – Rua Santo Antônio, 1.112, Centro

temporada – dias 18/05, 19/05, 25/05, 26/05, 01/06, 02/06, 08/06, 09/06, 15/06, 16/06, 22/06, 23/06, 29/06, 30/06, sempre às 17h

Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura da UFJF