Fechar menu lateral

Kiriri: nova exposição no Forum da Cultura destaca as belezas do Sertão da Paraíba através de fotografias de Ivonete Leite

As imagens em exibição foram produzidas nos anos de 2015 e 2023, e contam com elementos da frotagem e da assemblagem.

É da natureza da humanidade olhar para o espaço em busca de lugares fantásticos, esquecendo-se, muitas vezes, que eles podem estar mais próximos do que imaginamos.  Foi com essa sensibilidade que a fotógrafa Ivonete Leite encontrou na região do Cariri Paraibano, mais especificamente na área do Lajedo de Pai Mateus, uma parte preciosa desse cosmos, que precisava ser desbravada por todos. Através de suas lentes, ela transforma, agora, as paredes da Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF, em verdadeiras janelas para essas paisagens extraordinárias que nos lembram o quanto de beleza ainda há para ser tocada por nossos olhos.

A mostra “Kiriri” – designação dos indígenas que habitavam essa região na Paraíba, de onde deriva o nome Cariri ­– traz uma série de fotografias que exploram formações rochosas datadas de bilhões de anos, além da rica e exótica flora sertaneja. A abertura da exposição ocorre na próxima quarta-feira, dia 10 de março, a partir das 18h30. Na ocasião, também ocorre o lançamento do fotolivro, de mesmo nome, onde constam diversos registros das incursões de Ivonete àquela localidade. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Foi em 2015 que a artista visitou pela primeira vez a região do Cariri Paraibano. O encanto foi imediato. Das enormes pedras arredondadas que parecem compor um cenário extraplanetário, aos imponentes cactos, testemunhas oculares de tantas secas e lutas… cada elemento se tornava uma preciosidade visual para Ivonete. A fotógrafa, movida pelo desejo da descoberta, captou as primeiras imagens daquele que seria um verdadeiro projeto de levar a outras pessoas e partes do globo as surpreendentes maravilhas de um local singular, cravado no coração do Nordeste brasileiro.

“A natureza mágica que me assombrou e encantou com suas paisagens lunares, me fez sentir estar no começo do mundo. Mistério e beleza. Das duas primeiras viagens, ficou um sonho, ter um livro para apresentar ao mundo aquela riqueza geológica que tão poucos conheciam. As pessoas precisavam se encontrar com aquela natureza indômita!” relata Ivonete.

O tempo passou. Entre caminhos e cliques conheceu o curador Eder Chiodetto. Depois de conversas e análises de portfólios de fotografias, surgiu o acordo de viajarem juntos ao Cariri numa residência fotográfica para que fossem produzidas novas imagens com o intuito de publicação de um fotolivro.

Em 2023, a dupla cumpriu a promessa e partiu em direção ao sertão da Paraíba. Na ocasião, estratégias experimentais previamente combinadas foram executadas para que, ao conjunto das fotografias de caráter documental em preto e branco, se juntassem imagens com outras abordagens. Foram escolhidas a técnica de frotagem, através da qual a artista utilizava-se da fricção do papel sobre elementos orgânicos da região para captar seus veios e rugosidades tão característicos, além da assemblagem, que fundiu às suas fotografias elementos como troncos de árvores, pedras e frutos típicos daquele território.

Série Kiriri, Lajedo Pai Mateus – Cabaceiras (PB) / 2015

Ivonete Leite expandiu seus horizontes artísticos, combinando suas fotografias inspiradas na street photography com experimentações que resultaram em obras visuais que traduzem, de forma poética, variadas paisagens do interior paraibano. O processo criativo culminou na publicação do fotolivro Kiriri e na exposição de mesmo nome que, após temporada em João Pessoa (PB), chega agora a Juiz de Fora (MG).

A mostra é composta por 16 fotografias em grandes formatos, cuidadosamente selecionadas pelo companheiro de andanças, Eder Chiodetto, que se tornaria o curador. As imagens escolhidas estão presentes no livro e, para a exposição, carregam uma nova associação, visando assim, criar numa proposta de constelação, relações entre a terra, o mineral, a flora e a magia que o Cariri enseja.

Segundo o curador, “o gesto fotográfico de Ivonete em Kiriri expressa o encantamento e a intriga diante dos assombros e belezas criados pelos eventos geológicos que ecoam a formação do mundo, ocorrida há bilhões de anos. Evidenciam ainda a potência de um trabalho capaz de provocar a linguagem, ignorar a obviedade e perscrutar novas estratégias, como atitudes fundamentais de uma artista, quando se confronta com o insondável, que lhe inquieta e inspira”.

A exposição segue em exibição até o dia 26 de abril, com visitações de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h.

 

Mais sobre a artista e a equipe

A mostra também celebra o reencontro de Ivonete Leite com sua cidade natal. A artista é juiz-forana e cresceu no Rio de Janeiro, onde formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Ela também possui formação em Línguas, pela New York University.

Iniciou uma carreira brilhante no Citibank, primeiro no Rio, depois em Nova York, onde foi promovida a vice-presidente, a primeira mulher brasileira a ocupar esse cargo na empresa. Hoje, já aposentada do mundo financeiro, Ivonete mora nos Estados Unidos, onde se dedica à arte da fotografia. Ela já apresentou seus trabalhos em diversas exposições nacionais e internacionais, além de também ter recebido premiações.

O curador Eder Chiodetto, é mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como repórter-fotográfico, editor e crítico de fotografia no jornal Folha de São Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia.

 

Galeria de Arte

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas, que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos. Em janeiro de 2024, o espaço passa por uma reforma, substituindo as antigas placas de madeira por novas, garantindo assim um espaço renovado com estruturas reforçadas para as novas mostras a serem expostas.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 2102-6306